O Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) iniciará nesta terça-feira, 03, mais uma turma de qualificação profissional. Desta vez será realizado o curso de avicultor, em parceria com a empresa Luna Avícola, de Arapiraca.
“O programa Jovem Agricultor Aprendiz não se restringe a apenas filhos de funcionários da empresa parceira, mas também para toda a comunidade em geral. Nessa nova turma, serão 25 jovens participantes”, acrescentou Dorilea Ferreira, coordenadora pedagógica do Senar/AL.
A qualificação, que é voltada para a comunidade jovem contará com uma carga horária de 800 horas, dividida entre aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores do Senar/AL e trabalho de aprendizagem executado dentro da avícola.
Segundo Graziela Freitas, membro da coordenação pedagógica do Senar Alagoas, o curso oferece diversas vantagens para o jovem participante. “São cursos com carga horária flexível, onde o aluno recebe uma bolsa da empresa parceira durante toda a qualificação. Eles recebem todos os direitos que um trabalhador normal tem direito. São contratados como menor aprendiz”, acrescentou Graziela.
Os cursos do programa Jovem Agricultor Aprendiz acontecem desde 2012, em parcerias do Senar/AL com empresas como a usina Triunfo, Seresta e Porto Rico. Atualmente, o programa Jovem Agricultor Aprendiz qualifica 14 jovens da cidade de Boca da Mata, no curso de mecanização agrícola, em parceria com a Usina Triunfo.