A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes), realiza, de maneira permanente, ações educativas de combate ao tabagismo. O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado neste sábado (31) e a campanha nacional tem como tema “Aumentar impostos dos produtos de tabaco para reduzir doenças e mortes”.
Queda da capacidade respiratória, doenças cardiovasculares e câncer de pulmão, boca e laringe são alguns riscos aos quais os fumantes estão expostos e as ações realizadas pela SMS têm o objetivo de alertar a população para esses perigos, estimulando o combate ao tabagismo.
Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em Maceió, o número de fumantes é de 8,8%. Para José Benedito dos Santos, psicólogo da Copes, esse número é baixo se comparado com outros estados do país, mas ainda é preciso reduzir.
“Estamos estruturando no município um Núcleo de Cessação para o Tabagismo, que servirá de referência para toda Maceió. Além disso, vamos descentralizar essas ações, de modo que todas as unidades de saúde possam fazer um acolhimento inicial dos fumantes, para dessa forma tentarmos reduzir esses índices em nossa cidade”, explica José Benedito dos Santos. Ele comemora a redução de 36% de fumantes nos últimos seis anos.
O psicólogo acredita ainda que além de acolher os fumantes, é preciso fazer um trabalho com os próprios funcionários das unidades. “Antes de trabalhar com o público externo, precisamos priorizar e dar assistência aos nossos funcionários que desejam largar o vício e com a estruturação desses núcleos, isso se tornará mais fácil”, disse Santos.
Além disso, o psicólogo garantiu que as ações do Programa de Saúde na Escola (PSE), que leva a temática para ser trabalhada com os alunos da rede pública de ensino do estado e do município, serão reforçadas no segundo semestre desse ano.
Tabagismo no mundo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu o número de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais em 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).