Um grupo de alunos que participaram dos cursos oferecidos pela secretaria municipal de Assistência Social, que tem como responsável pela pasta Rita Tenório, por meio de uma parceria firmada entre a prefeitura municipal e o Pronatec, receberam das mãos do prefeito Celso Luiz o seu certificado de conclusão do curso. A entrega aconteceu durante um evento realizado no Clube municipal ocorrido no último dia 27 de maio, e contou com a presença de vários secretários e vereadores municipais, além de representantes do Pronatec. O Pronatec é o Programa Nacional do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, para o primeiro emprego e foi colocado em prática no início de 2013 com as capacitações. Canapi foi um dos primeiros municípios do sertão a trazer para a cidade o Pronatec 2013.
O Pronatec tem parcerias com instituições como por exemplo, IFAL, UFAL,SENAR, SENAI e SENAC, entrando em negociação para tentar trazê-las aos participantes locais.
De acordo com a secretária, foi conseguida então a parceria com a IFAL de Santana do Ipanema, e solicitado um Campus remoto para Canapi. Foram ofertadas 100 vagas, onde 60 vagas foram dividas para as turmas do curso de inglês básico e 40 para agente administrativo. Ano passado Houve aula de inauguração e a supervisora geral do Pronatec Ifal esteve presente.
"Com a demanda de um cadastro reserva com muitas pessoas que se inscreveram, em breve iremos dá início as matrículas para mais dois cursos de inglês básico e auxiliar administrativo. Porém, infelizmente o Ministério diminuiu as vagas onde haviam 100 agora só existiram 70. As matrículas poderão ser feitas na secretaria do CRAS", disse a Coordenadora do CRAS – Elis Lívia.
"Queremos parabenizar o trabalho desenvolvido com esses jovens, realizado pela secretaria de Assistência Social. A capacitação para o mercado de trabalho é fundamental. Estaremos sempre apoiando iniciativas como esta, que só trazem resultados positivos e contribuem para o aperfeiçoamento dos jovens canapienses", afirma o prefeito Celso Luiz.