Uma verdadeira demonstração de fé e adoração ao frei capuchinho, que dedicou sua vida a ajudar aos mais pobres. Assim pode ser definida a missa realizada no domingo (01), na Associação Beneficente Frei Damião, no Distrito de Canafístula, em Palmeira dos Índios.
A missa celebrada pelo padre Aloísio Ferreira, pároco do povoado de Canafístula, foi em homenagem aos 17 anos de falecimento do “Apóstolo do Nordeste” Frei Damião, que por vários anos esteve no distrito realizando as Santas Missões, que atraiam milhares de católicos para ouvir a palavras de Deus.
A data é muito especial para os devotos. Pessoas de todos os lugares vêm a Palmeira dos Índios prestar homenagens ao frade. Milhares de fiéis chegavam em caravanas de ônibus e carros particulares para se reunir em torno do coreto na sede da associação que ficou pequena para tamanha demonstração de fé.
"Não é fácil vencer todos os obstáculos colocados pela vida. É importante que haja um trabalho no sentido de reverter esse cenário de dificuldades estruturais até chegar à sede. Mesmo com essa situação, cheguei aqui e não vou desistir. Ano que vem estarei em Canafístula novamente", reforçou Pereira.
Frei Damião faleceu em 31 de maio de 1997 aos 99 anos de idade. Devoto do frei, o ex-deputado Antonio Ferreira e organizador do evento começou a construir a vila que leva o nome de Frei Damião por volta de 1987 no local em que o religioso aproveitava para descansar quando passava por Alagoas para pregar o nome de Deus.
Antonio Ferreira, revelou que anualmente a expectativa no número de romeiros é superada e este ano não foi diferente. "É muito bom realizar esse trabalho. Estamos há algum tempo à frente deste projeto, mas quem ganha com isso são os fiéis. Se houvesse um ajuda para reforçar nossa estrutura, os romeiros seriam melhor recepcionados. É gratificante fazer parte desse projeto de fé", expôs ex-deputado.
Frei Damião nasceu na Itália, mas, no início da década de 1930, veio para o Brasil. Desde então, dedicou a vida às missões, conquistando milhares de seguidores. O frade morreu aos 99 anos, no Recife.