Os técnicos da Gerência de Energia Elétrica da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) realizaram, entre os dias 26 e 30 de maio, uma Fiscalização de Conformidade dos Níveis de Tensão (CNT) na sede da Eletrobras Distribuição Alagoas, em Maceió.
De acordo com a gerente de Energia Elétrica da Agência, Alessandra Jordão, a fiscalização tem como objetivo verificar se a concessionária está efetuando a compensação financeira – dentro dos prazos – aos consumidores cujas unidades residenciais apresentaram os indicadores do Nível de Tensão fora dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além da compensação, é verificado também se a distribuidora está encaminhado trimestralmente à Aneel os dados das medições dos níveis de tensão.
Com o término da fiscalização, os técnicos da Arsal trabalham agora na elaboração do relatório que será enviado a Eletrobras, que terá um prazo de 15 dias, a contar da data de recebimento do documento, para se manifestar.
Fiscalizações
Independente do registro de ocorrências por parte dos usuários/consumidores, a Arsal realiza fiscalizações rotineiras durante todo o ano na área de Energia Elétrica. Essas fiscalizações fazem parte das atividades exercidas pela Agência Reguladora por meio do convênio de descentralização firmado com a Aneel e podem resultar em recomendações e até em sanções caso sejam constatadas irregularidades.
Para registrar reclamações ou sugestões acerca do serviço prestado pela Eletrobras, o consumidor deve, primeiramente, procurar à concessionária. Somente caso não tenha sua solicitação atendida satisfatoriamente, ele deve ligar para o número de discagem gratuita 0800 727-0167 (Ouvidoria Arsal/Aneel).