O alagoano Henrique Soares da Costa foi nomeado bispo da Diocese de Palmares, em Pernambuco, e tomou posse no último sábado, dia 1º. A nomeação ocorreu no último dia 19 em mensagem assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Confêrencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner.
Henrique Soares é natural de Junqueiro e irmão do ex-secretário de educação Adriano Soares. Dom Soares era bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju. Sua nomeação para Palmares ocorreu após o pedido de renúncia de dom Genival Saraiva de França.
Sua posse ocorreu no último sábado com a presença de bispos da região, clero, seminaristas e autoridades políticas. Dom Soares chegou ao município no último dia 31 e foi recebido pelas autoridades municipais na catedral de Palmares, onde celebrou uma missa.
Saudação da CNBB a dom Henrique Soares da Costa
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB congratula-se com Dom Henrique Soares da Costa pela sua nomeação como novo bispo da diocese de Palmares (PE). Dom Henrique, até o momento, era bispo auxiliar na arquidiocese de Aracaju (SE). A transferência foi feita hoje, 19, pelo papa Francisco, que também acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Genival Saraiva de França, até então bispo de Palmares.
Desejamos a Dom Henrique e ao povo das comunidades de Palmares um tempo de muita fecundidade missionária e paz. Rezamos pelos frutos do seu ministério episcopal e nos alegramos com essa Igreja Particular que recebe um novo Pastor.
O Papa Francisco em sua Encíclica “Alegria do Evangelho”, ensina-nos que o “amor de Deus nos convoca para a missão e nos torna completos e fecundos.” (EG, 81). Que esse amor verdadeiro que brota do coração do Cristo ressuscitado conduza dom Henrique em sua nova missão.
Em nome dos irmãos do episcopado, também agradecemos a dom Genival Saraiva de França pelo seu trabalho dedicado ao povo de Deus na diocese de Palmares e realizado com inteira doação, humildade e alegria. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor, conceda saúde e paz ao irmão.