O mês de junho é tradicionalmente marcado pelas festividades juninas. Neste ano, além das festas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, será também celebrada a Copa do Mundo, que segue até o mês de julho. O advento dessas comemorações aumenta os riscos e a ocorrência de acidentes e problemas com rede elétrica e, por este motivo, a Eletrobras Distribuição Alagoas alerta a população para os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano, a fim de evitar acidentes.
As tradicionais bandeirinhas devem ser colocadas em locais que não ofereçam risco de contato direto com a rede elétrica, como em postes. “Como os postes conduzem os fios de energia, é necessário que as bandeirinhas sejam penduradas em locais mais distantes da fiação, como árvores ou pilastras”, advertiu o gerente de Segurança e Medicina do Trabalho da Eletrobras, Jorge Luiz Rocha.
A recomendação da Eletrobras também se estende ao manuseio de fogos de artifícios. Além das precauções regulares (evitar fogos clandestinos, seguir orientações dos fabricantes, resguardar crianças do manuseio), deve-se impedir o contato dos fogos com a rede elétrica, realizando a queima em locais amplos e ao ar livre. Na hora de soltar os fogos, quanto mais distante da rede elétrica a pessoa estiver, melhor.
Já as fogueiras, tão populares nos festejos juninos também merecem atenção e cuidados especiais. O material utilizado deve ser madeira seca (madeira de demolição), e em uma base de areia, quando feita em asfalto. Fogueiras nunca devem ser acesas embaixo de redes elétricas, pois podem provocar incêndios, além de interrupções no fornecimento de energia.
“Os artefatos tradicionais das festas juninas devem ser utilizados com precaução, para que pessoas não sejam expostas a riscos provenientes da combinação do fogo com a energia”, aconselhou Jorge Luiz Rocha. Ainda segundo o gerente, a população deve estar alerta e se certificar das condições adequadas para que as celebrações transcorram sem problemas.