Cerca de 23 mil integrantes da comunidade estudantil da região do Agreste participam das eleições para a escola dos conselheiros escolares das escolas vinculadas à 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Arapiraca. A votação aconteceu na terça-feira (3/6) e os conselheiros eleitos devem tomar posse nos próximos 30 dias.
Ao todo, 236 escolas da rede pública estadual realizam eleições para os seus conselhos escolares. Os conselhos são órgãos responsáveis, dentre outras ações, pelo funcionamento da escola, pela deliberação das normas internas, pelo acompanhamento das ações pedagógicas, pelas tarefas administrativas e financeiras da unidade de ensino.
De acordo com a coordenadora da 5ª CRE, Mônica Pessoa, apenas algumas escolas de Arapiraca e três escolas indígenas (localizadas em São Sebastião, Traipu e Feira Grande) não participaram do processo, mas devem escolher seus representantes em outro momento. “Nestas unidades, os mandatos dos atuais conselheiros ainda não acabaram”, justificou.
Mônica Pessoa disse ainda que a participação da comunidade no pleito foi muito boa. “Fizemos uma campanha incentivando as pessoas a participarem das eleições, não só como eleitor, mas principalmente como candidatos”, adiantou a coordenadora. Segundo ela, cada segmento escolheu um conselheiro titular e um suplente para compor o conselho de cada escola.
“Os alunos escolheram dois colegas, o mais votado para ser titular e o segundo mais votado para ser o suplente do segmento no conselho. E, assim por diante, os professores escolhem dois professores, os funcionários mais dois e os pais de alunos dois pais para compor o conselho, que tem ainda como membro nato o diretor da escola”, explicou a coordenadora da 5ª CRE.
Em Arapiraca, a movimentação de eleitores era grande nos dois maiores colégios eleitorais da região: as escolas estaduais Izaura Antônia Lisboa e Professor José Quintella Cavalcanti. Para o técnico em manutenção José Lázaro Moreira, pai do aluno Marcelo Douglas, que cursa o 1º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Quintella Cavalcanti, a iniciativa “é muito importante, porque estimula a democracia”.
De acordo com Antonina Coelho, técnica da Diage/SEE, a eleição do conselho escolar seguirá os procedimentos da lei. “Todo o processo será conduzido de acordo com o que está preconizado no Estatuto dos Conselhos Escolares da Rede Estadual, de 2009 e na Lei 6661, que trata da criação dos conselhos nas unidades de educação básica da rede estadual”, explicou.
Cronograma – Na terça-feira (3/6) realizaram eleições as escolas ligadas à 3ª, 5ª e 9ª coordenadorias, que correspondem às regionais de Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo. Nesta quarta, ( dia 4) foi a vez das unidades subordinadas às CREs de Viçosa (4ª), União dos Palmares (7ª) e Porto Calvo (10ª). Já no dia 5, elegem seus conselheiros as três coordenadorias do sertão: Santana do Ipanema (6ª), Pão de Açúcar (8ª) e Piranhas (11ª).
A capital realiza eleições no dia 10 de junho na 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CREs. Neste dia, o processo eleitoral também acontece em São Miguel dos Campos (2ª) e Rio Largo (12ª).
No período de setembro a dezembro, mais 36 unidades cujos mandatos dos conselheiros vencem após agosto promovem o pleito. Por fim, outras 28 escolas realizam suas eleições em 2015, finalizando o processo eleitoral.
Última eleição – A última eleição para conselhos escolares na rede estadual foi realizada em julho de 2012 e, na ocasião, 4714 conselheiros escolares foram eleitos para atuar nas escolas estaduais. Eles também passaram por uma formação de 80h de formação onde foram abordados temas como legislação educacional e atribuições de um conselheiro escolar.