O clarão similar a uma “bola de fogo” que intrigou moradores do município de Chã Petra, na noite dessa terça-feira (03), ganhou repercussão nas redes sociais. De acordo com o professor de Física e presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), Adriano Albert, o rastro, o brilho e o estrondo causado pelo elemento podem ser caracterizados como um bólido, ou seja, um meteoro luminoso.
O fenômeno foi observado por outros moradores do interior alagoano e de Pernambuco que postaram vídeos e fotos nas redes sociais. “Essa avaliação que faço é baseada somente nos relatos que recebi, pois é difícil avaliar somente com imagens”, diz o professor.
Com a informação que recebeu dos moradores o professor acredita o rastro luminoso seja de um meteoroide, chamado popularmente de “estrela cadente”. “São materiais sólidos que entram na atmosfera e queimam com o atrito, formando o rastro que foi visto pelas pessoas”, descreve o pesquisador.
Algumas pessoas relataram ainda que a rede de telefonia celular foi prejudicada com a queda do objeto. Albert acredita ainda que o material que rasgou o céu do Vale do Paraíba pode ser algum tipo de lixo espacial (formado por resto de naves e foguetes lançados) e que também se acumulam na órbita do planeta trazendo uma série de riscos na queda. “Pode ser um meteoro ou um lixo espacial que cai com certa frequência no planeta”, avalia.
O CEAAL é formado por astrônomos amadores em Alagoas que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa em astronomia. “Não fazemos pesquisas, mas até o final de semana talvez eu faça uma visita até a região para avaliar”, conclui o professor.
Essa a segunda vez que alagoanos relatam um fenômeno similar. Em setembro de 2012, moradores de Maragogi, no litoral alagoano disseram ter presenciado um clarão seguido de um estrondo que teria caído no mar.