Nesta sexta-feira, celebra-se o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. A data foi instituída para alertar a população que as queimaduras são um problema de saúde pública e que podem ser evitadas.
Um dos motivos de orgulho na data é que em Alagoas funciona o único serviço especializado em queimados no Estado, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), referência em queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.
Paciente do Centro, Dario Leite (26 anos) foi vítima de queimaduras de primeiro e segundo graus e passou 45 dias internado. Ele estava na oficina onde trabalha quando, por um acidente, o tanque de combustível da moto que consertava pegou fogo. Ele foi atingido pelas chamas nas pernas e mãos.
A recuperação de sua saúde deve-se ao fato de buscar atendimento de emergência no Centro de Tratamento de Queimados.
De acordo com a diretora da unidade hospitalar, Verônica Omena, o Centro possui profissionais de várias áreas de atuação em saúde, correspondendo à visão mais atual das necessidades deste tipo de paciente, que se beneficia da ação multiprofissional e interdisciplinar, com médicos (clínicos, pediatras, cirurgiões plásticos e anestesistas), enfermeiras e técnicas de enfermagem, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas, além dos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, laboratório e radiologia.
“O CTQ tem cumprido sua missão, procurando sempre aprimorar seu atendimento e oferecendo melhores condições de tratamento e recuperação para vítimas de queimaduras de todo o Estado, inclusive dos estados próximos. Desde 2002, o Centro foi cadastrado pelo Ministério da Saúde como referência em assistência a queimados de alta complexidade, tornando-se parte de um sistema nacional”, destacou a diretora.
Com a inauguração da reforma e ampliação da unidade hospitalar, a área destinada aos queimados ganhou um centro cirúrgico totalmente equipado.