O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), acompanhou, nesta sexta-feira (6), a assembleia organizada pelo Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro). Ao final da reunião, os fiscais agropecuários, em greve desde o dia 2 de maio, decidiram acatar o acordo firmado com o Estado, voltando às atividades já neste sábado (7).
O acordo, que foi intermediado pelo desembargador, prevê ainda o envio, por parte do Estado, do Plano de Cargos e Carreiras da categoria para a Assembleia Legislativa, até o dia 3 de agosto, além da devolução dos salários cortados.
“Como percebi que havia um nível de radicalidade por parte dos trabalhadores e a Direção Sindical poderia ter dificuldades no sentido de homologar o acordo, me dispus a vir aqui para tentar convencê-los a voltar ao trabalho”, explicou Tutmés Airan, que falou aos trabalhadores durante o encontro.
O magistrado destacou ainda a importância do trabalho dos fiscais agropecuários e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Adeal). “Graças a esses profissionais Alagoas está fora da área de risco da febre aftosa e isso tem uma repercussão econômica da maior importância. Acredito que isso não poderia ser posto em risco. O bom senso haveria de prevalecer”.