Valendo desde o começo do ano, a obrigatoriedade de airbag e freios ABS para modelos zero quilômetro está mexendo com o ranking dos carros mais vendidos no Brasil, que inclui automóveis e os chamados comerciais leves – picapes, furgões e SUVs.
Com a lei, veículos "populares", como os hatches Volkswagen Gol G4 (geração antiga) e o Fiat Mille (primeira geração do Uno) ficariam mais caros para receber esses equipamentos, e as montadoras optaram por tirá-los do mercado. Mas os emplacamentos desses carros eram somados às dos novos Gol e Uno, engordando a conta deles e contribuindo para ficarem, nos últimos anos, em primeiro e segundo lugar no ranking de vendas, respectivamente.
Com a aposentadoria de G4 e Mille, ficou mais difícil eles manterem essas posições. A "vida" do Novo Uno é a mais complicada: em janeiro, ele ocupou a posição em que fechou 2013 – a vice-liderança de vendas –; dali para frente, só caiu e, no balanço de maio, foi o décimo.
Em um ano (comparando maio de 2013 com maio de 2014), os emplacamentos do Novo Uno caíram 57%, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No mês passado foram vendidas 7.871 unidades. Um ano antes, quando Novo Uno e Mille ainda estavam à venda, saíram 18.352 unidades do primeiro. É preciso observar, porém, que os emplacamentos de carros (automóveis e comerciais leves) caíram de forma geral em 12 meses, mas o recuo foi menor, de 7,54%.
No acumulado de 2014, também considerando automóveis e comerciais leves, o Novo Uno aparece em sexto lugar em vendas, com 53.468 unidades emplacadas entre janeiro e maio, 33% a menos que no mesmo período de 2013, quando 80.180 unidades foram comercializadas.
No geral, a venda de carros caiu 5,19%, comparando-se os cinco primeiros meses do ano com os de 2013.
Gol leva susto, mas ainda se segura
O Gol também registrou queda no número de emplacamentos, mas ainda se segura na liderança.
Em março passado, levou um susto, ao perder – pela primeira vez em dois anos – o primeiro lugar no ranking mensal da Fenabrave. O modelo terminou aquele mês em terceiro lugar , atrás do hatch Fiat Palio e da picape Fiat Strada, modelos mais caros. Voltou a ser o primeiro nas vendas em abril e repetiu a colocação em maio.
No entanto, as comparações com o volume de 2013 são ruins para o Gol. Em maio deste ano, foram vendidas 15.188 unidades, um recuo de 23,8% sobre o mesmo mês de 2013, quando 19.955 unidades foram licenciadas.
No acumulado de 2014, o Gol tem 80.440 unidades emplacadas, bem mais que as 68.485 do Palio, o atual vice-líder. Mas o volume é 18,6% inferior que o do mesmo período do ano passado, quando o hatch da Volkswagen somou 98.813 unidades vendidas.
Quem ganha espaço
À primeira vista, o top 10 de maio de 2014 não é muito diferente do registrado há um ano. Quase todos os personagens se repetem. A novidade está nas colocações.
O Gol liderou tanto em maio de 2013 quanto de 2014. O Novo Uno, de vice-líder, despencou para décimo colocado. Já o Palio ganhou uma posição, subindo de terceiro para segundo. Sua "prima" Strada subiu duas colocações, de quinto para terceiro lugar.
O Chevrolet Onix, um dos modelos que mais cresceram em vendas no último ano, saltou da oitava posição, em maio de 2013, para a quarta no mês passado. O Ford Fiesta Hatch caiu um lugar, de quarto para quinto, mas agora conta com os emplacamentos do New Fiesta brasileiro, além do Fiesta Rocam, que deverá se despedir com o lançamento do Novo Ka.
Outro modelo que ganhou fôlego nesse recorte de maio foi o Renault Sandero, prestes a ter sua nova geração lançada no Brasil. A antiga, que nem chegou ao top 10 naquele mês de 2013, ocupou a sexta posição no ranking de maio deste ano, amparada por promoções de fim de vida.
Também tiveram alta o Fiat Siena (contando emplacamentos do EL, versão de entrada, e do Grand Siena) e o Hyundai HB20. O Volkswagen Fox (incluindo o "aventureiro" CrossFox) perdeu posições.
Comparando os números de vendas dos cinco primeiros meses deste ano com os de 2013, o top 10 mais recente da Fenabrave reflete as atuais mudanças – mostrando a queda do Novo Uno e a arrancada do Strada, do Onix e do Fiesta –, e aponta também a perda de posições do HB20, de quarto para oitavo colocado.