Sem Mille, Fiat Uno está em queda na lista dos carros mais vendidosSem Mille, Fiat Uno está em queda na lista dos carros mais vendidos

DivulgaçãoEdição especial mais recente do Novo Uno se inspira na Copa do Mundo

Edição especial mais recente do Novo Uno se inspira na Copa do Mundo

Valendo desde o começo do ano, a obrigatoriedade de airbag e freios ABS para modelos zero quilômetro está mexendo com o ranking dos carros mais vendidos no Brasil, que inclui automóveis e os chamados comerciais leves – picapes, furgões e SUVs.

Com a lei, veículos "populares", como os hatches Volkswagen Gol G4 (geração antiga) e o Fiat Mille (primeira geração do Uno) ficariam mais caros para receber esses equipamentos, e as montadoras optaram por tirá-los do mercado. Mas os emplacamentos desses carros eram somados às dos novos Gol e Uno, engordando a conta deles e contribuindo para ficarem, nos últimos anos, em primeiro e segundo lugar no ranking de vendas, respectivamente.

Com a aposentadoria de G4 e Mille, ficou mais difícil eles manterem essas posições. A "vida" do Novo Uno é a mais complicada: em janeiro, ele ocupou a posição em que fechou 2013 – a vice-liderança de vendas –; dali para frente, só caiu e, no balanço de maio, foi o décimo.

Em um ano (comparando maio de 2013 com maio de 2014), os emplacamentos do Novo Uno caíram 57%, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No mês passado foram vendidas 7.871 unidades. Um ano antes, quando Novo Uno e Mille ainda estavam à venda, saíram 18.352 unidades do primeiro. É preciso observar, porém, que os emplacamentos de carros (automóveis e comerciais leves) caíram de forma geral em 12 meses, mas o recuo foi menor, de 7,54%.
No acumulado de 2014, também considerando automóveis e comerciais leves, o Novo Uno aparece em sexto lugar em vendas, com 53.468 unidades emplacadas entre janeiro e maio, 33% a menos que no mesmo período de 2013, quando 80.180 unidades foram comercializadas.

No geral, a venda de carros caiu 5,19%, comparando-se os cinco primeiros meses do ano com os de 2013.

Gol leva susto, mas ainda se segura

O Gol também registrou queda no número de emplacamentos, mas ainda se segura na liderança.
Em março passado, levou um susto, ao perder – pela primeira vez em dois anos – o primeiro lugar no ranking mensal da Fenabrave. O modelo terminou aquele mês em terceiro lugar , atrás do hatch Fiat Palio e da picape Fiat Strada, modelos mais caros. Voltou a ser o primeiro nas vendas em abril e repetiu a colocação em maio.

No entanto, as comparações com o volume de 2013 são ruins para o Gol. Em maio deste ano, foram vendidas 15.188 unidades, um recuo de 23,8% sobre o mesmo mês de 2013, quando 19.955 unidades foram licenciadas.

No acumulado de 2014, o Gol tem 80.440 unidades emplacadas, bem mais que as 68.485 do Palio, o atual vice-líder. Mas o volume é 18,6% inferior que o do mesmo período do ano passado, quando o hatch da Volkswagen somou 98.813 unidades vendidas.

Quem ganha espaço

À primeira vista, o top 10 de maio de 2014 não é muito diferente do registrado há um ano. Quase todos os personagens se repetem. A novidade está nas colocações.

O Gol liderou tanto em maio de 2013 quanto de 2014. O Novo Uno, de vice-líder, despencou para décimo colocado. Já o Palio ganhou uma posição, subindo de terceiro para segundo. Sua "prima" Strada subiu duas colocações, de quinto para terceiro lugar.

O Chevrolet Onix, um dos modelos que mais cresceram em vendas no último ano, saltou da oitava posição, em maio de 2013, para a quarta no mês passado. O Ford Fiesta Hatch caiu um lugar, de quarto para quinto, mas agora conta com os emplacamentos do New Fiesta brasileiro, além do Fiesta Rocam, que deverá se despedir com o lançamento do Novo Ka.

Outro modelo que ganhou fôlego nesse recorte de maio foi o Renault Sandero, prestes a ter sua nova geração lançada no Brasil. A antiga, que nem chegou ao top 10 naquele mês de 2013, ocupou a sexta posição no ranking de maio deste ano, amparada por promoções de fim de vida.

Também tiveram alta o Fiat Siena (contando emplacamentos do EL, versão de entrada, e do Grand Siena) e o Hyundai HB20. O Volkswagen Fox (incluindo o "aventureiro" CrossFox) perdeu posições.
Comparando os números de vendas dos cinco primeiros meses deste ano com os de 2013, o top 10 mais recente da Fenabrave reflete as atuais mudanças – mostrando a queda do Novo Uno e a arrancada do Strada, do Onix e do Fiesta –, e aponta também a perda de posições do HB20, de quarto para oitavo colocado.

Fonte: Auto Esporte

Veja Mais

Deixe um comentário