Atenta às inovações tecnológicas do segmento, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) inaugura mais uma novidade ao colocar em operação uma varredeira mecânica para atender exclusivamente aos trechos de calçadão, ciclovia e linha d’água da orla urbana da capital.
“Temos buscado introduzir novas tecnologias na cidade. É o caso da limpadora de praia, do equipamento de poda e do sistema de barragens de limpeza de canais”, exemplifica Gustavo Novaes, superintendente da Slum. “Estamos sempre procurando trazer tecnologias que estão sendo utilizadas lá fora para melhorar a eficiência do serviço de limpeza da cidade”, complementa.
Nesse caso, trata-se do modelo BD 202 HL, fabricado pela empresa espanhola Ausa. Ele apresenta porte menor que as outras varredeiras mecanizadas utilizadas em ruas avenidas e suas principais características são a eficiência e a versatilidade na remoção de areia e de pequenos resíduos.
A varredeira iniciou o período de teste há duas semanas e tem atuado em diferentes pontos entre as praias da Avenida e Jatiúca. A avaliação tem superado as expectativas iniciais e a perspectiva é a de que mais duas máquinas sejam trazidas para atuação no Centro e em outros pontos de Maceió.
“Buscamos uma solução que nos atendesse em situação de calçadão, como o da praia – onde temos um problema com a areia tanto trazida pelos banhistas quanto pelo próprio vento e que mobiliza um batalhão de agentes num mutirão diário para manter tudo em ordem”, esclarece o gestor.
Além de agregar valor e qualidade de serviço, o atual equipamento minimiza os custos de limpeza da orla, uma vez que a varredeira realiza trabalho equivalente ao de 16 agentes, que serão redirecionados para atividades em outras áreas.
E mais: a segurança no trânsito é outro aspecto importante contemplado pela utilização da varredeira. “No período de chuva, há o problema de carreamento de areia para as vias, que além dos riscos no caso de deslizamento numa frenagem mais brusca de um veículo, acarreta em mais problema para a limpeza da cidade, uma vez que o material enche as linhas d’água e provoca a obstrução das galerias”, detalha o superintendente.
Em operação de segunda a sábado, das 04h às 11h da manhã, a varredeira mecânica BD 202 HL possui três escovas giratórias que coletam o material para um reservatório com capacidade para armazenar 900 litros ou até duas toneladas de resíduos. Além do operador, um agente de limpeza acompanha o percurso para auxiliar no processo de limpeza.