A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, abriu mais uma missão do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) em Alagoas nesta segunda-feira (09). A reunião ocorreu na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e marcou o início dos trabalhos entre técnicos do Governo de Alagoas e da instituição para negociar a liberação de US$ 162 milhões, valor referente à segunda remessa do empréstimo de US$ 250 milhões.
Os recursos serão destinados a ações de infraestrutura, turismo e cultura, aplicados dentro do Programa de Consolidação Fiscal para o Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Proconfins). Dividido em quatro áreas, o programa envolve as Secretarias de Estado da Fazenda, do Turismo, da Infraestrutura e da Cultura, além da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp).
A missão se estende até a próxima quarta-feira (11), quando será finalizada a revisão de todos os procedimentos analisados na reunião, com destaque para o ajuste das pendências que devem ser solucionadas até o fechamento das negociações. Durante os três dias de atividades, técnicos das secretarias e órgãos do Governo de Alagoas irão avaliar a situação dos meios de verificação da matriz de políticas públicas do Estado.
Para a secretária Poliana Santana, o governo está empenhado em atender todas as exigências do Banco. “Os projetos inseridos no Proconfins vão viabilizar diversas ações de desenvolvimento socioeconômico, como obras de infraestrutura e ações voltadas para o fortalecimento do turismo e a promoção da cultura. Por isso, estamos trabalhando com afinco para que a liberação ocorra de maneira efetiva”, declarou.
De acordo com os representantes do BID, uma vez aprovados os meios de verificação, mediante justificativa de todas as pendências até o fim deste mês, a previsão é que a segunda remessa do empréstimo seja liberada em agosto deste ano.