As 583 peças artesanais alagoanas selecionadas pelo Ministério da Cultura, através do edital do projeto Vitrines Culturais, foram encaminhadas, na manhã desta segunda-feira (09), para sete cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil. A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento, por meio da sua Diretoria de Design e Artesanato, que coordena o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), é responsável pela entrega dos materiais.
De acordo com a diretora de Artesanato e Design da Seplande, Dyslene Teles, o Ministério da Cultura firmou uma parceria com os Correios, e fará com que todo o material chegue ao destino até esta terça-feira. “Os produtos já sairão de Alagoas com destinos certos. Já na quarta-feira, os produtos estarão disponíveis para a comercialização”, explica.
As cidades que receberão as peças são: Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Manaus. Ainda de acordo com Dyslene Teles, esta será mais uma oportunidade de mostrar o artesanato alagoano para turistas nacionais e internacionais. “Com o Vitrines Culturais, o trabalho dos artesãos alagoanos será visto por turistas do mundo inteiro”, comenta.
Os produtos que serão comercializados são dos mais variados tipos como: barro, madeira, argila, palito de fósforo e couro. Um dos produtos selecionados foi a escultura da Cabeça de Guerreiro, feito com barro pelos artesãos José Antônio e Laelson, de União dos Palmares.