Arapiraca: Banco do Nordeste promove Dia da Agricultura Familiar

No evento, serão assinados mais de 130 operações de crédito do Pronaf, além de parceria para beneficiar a Associação das Mulheres da Taboquinha, que produzem broas e outros produtos da agricultura familiar. Será ainda oportunidade de renegociação de dívidas rurais.

Maceió, 10 de junho de 2014 – O Banco do Nordeste promove, no próximo dia 13, a partir das 8h30, no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral de Arapiraca (antigo ginásio do Sesi), o Dia da Agricultura Familiar, evento que pretende reunir cerca de 300 agricultores familiares da região, com programação voltada à renegociação de dívidas rurais, divulgação de linhas de crédito e de ações de desenvolvimento para o setor, bem como palestras sobre assistência técnica, incluindo o combate à praga Helicoverpa, que vem atingindo diversas culturas no Estado.

No evento, haverá liberação de crédito do Pronaf para cerca de 130 famílias de agricultores familiares dos municípios de Arapiraca e da vizinhança, como Craíbas, Traipu, e outros. Esses contratos são destinados, em sua maioria, ao cultivo da mandioca e do milho.

Segundo a gerente executiva da Superintendência Estadual do BNB em Alagoas, Márcia Augusta Teixeira, o evento será ainda oportunidade para divulgação das linhas de crédito e de ações de fortalecimento do setor, bem como para adesão aos diversos instrumentos de renegociação e de liquidação de dívidas rurais. “No dia do evento vamos assinar diversos contratos de renegociação de dívidas. Vários instrumentos legais estão em vigor e beneficiam com descontos de até 85% no valor principal da dívida. Em Alagoas, são mais de 24.000 operações de crédito enquadráveis apenas na Lei 12.844”, ressaltou.

Parceria

Na ocasião, será assinada parceria entre Prefeitura Municipal de Arapiraca, BNDES e CONAB, para o repasse de R$ 50 mil, não reembolsáveis, para a Associação de Mulheres Produtoras de Broas e Outros Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar (Asprobroas), da comunidade Taboquinha, do município de Arapiraca. Atualmente o grupo se dedica ao processamento de broas (fécula/amido), bolos e pães de macaxeira e doce caseiro, além do trabalho na agricultura.

Programação

A programação inclui ainda palestras do Banco do Nordeste sobre as linhas de crédito destinadas ao segmento, bem como os instrumentos disponíveis para renegociação de dívidas; da Prefeitura Municipal de Arapiraca sobre ações para o desenvolvimento da agricultura familiar na região; e da Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Agrário sobre ações para o controle da praga Helicoverpa.

Em paralelo, haverá uma feira de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e de artesanato local.

Fonte: Ascom/BNB

Veja Mais

Deixe um comentário