O Arraiá Rojão do Nordeste parecia uma declamação física, latente, das poesias de José Cícero dos Santos, o nosso Zé do Rojão, homenageado da festa no bairro da Canafístula este ano.
O evento aconteceu na noite desta terça-feira (10) e se deu numa espeçie cidade cenográfica de interior montada com uma bodega na entrada, onde ao rádio podia-se ouvir o radialista e poeta ecoar sua áspera e ao mesmo tempo tênue voz.
A figura da fogueira alinhava as chamas pelo céu que prometia uma noite cheia de emoção, junto a crianças que, sobre o solo, brindavam a vida e brincavam na Dança da Fita.
Na porta do arraial, a organizadora Denise Magalhães recebia a todos à frente de um banner de rádio gigante. No local, moradores da localidade refizeram pontos de Arapiraca os quais foram importantes na vida de Zé do Rojão.
"Realmente, esse clima nos faz sentir o tempo voltando. As tradições devem ser mantidas e é isto o que está sendo resgatado pela prefeita Célai Rocha [PTB] ao dar suporte a manutenção do porte deste nossa São João nas comunidades", diz o vice-prefeito Yale Ferandes, que prestigiou o evento acompanhado do secretariado municipal.
Havia na rota até o palhoção o filho de Zé do Rojão, Jadielson Matias, cantando música de seu pai em cima de um pedestal.
Em seguida, na cidade cenográfica, a projeção da cidade do Coité do Nóia, onde ele foi vereador, e da "Rádio Novo Nordeste" – em que recentemente um dos modernos estúdios recebeu o nome de Zé do Rojão –, onde trabalhou parte da vida como locutor apresentador, além de ter atuado também nas rádios Antena de Publicidade e Sampaio. Os jurados do 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas foram até o local e ouviram um declamação de Zé do Rojão a respeito da vida no campo estar sendo tomada pelos grandes centros.
Em sequência foram forrozear no "Clube dos Fumicultores", espaço montado para representar os anos que o homenageado havia sido porteio e que conheceu inúmeras pessoas da região agrestina. No "Forró do Zé do Rojão", muito forró e xaxado, com os mestres Afrísio Acácio e Davi Pé de Serra.
Neste meio tempo, houve declamações no estande "Festival de Poesia, Repente e Viola de Arapiraca" e reverências a José Cícero dos Santos que participou de todas as edições realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
No palhoção, quadrilhas matutas esbanjavam alegria, com destaques para a Canarraiá Mirim, que fez apresentação com alusão à Copa do Mundo 2014. Foi lançado ainda pelo cordelista Ronaldo Oliveira o livreto Cordel Celestial sobre a chegada com festa de Zé do Rojão aos portões do céu.
Por sua vez, o filho Jadielson Matias se disse honrado com a homenagem. "E não apenas esta da comunidade de Canafístula, berço da cultura do município arapiraquense, mas também da reverência feita pelo Prefeitura de Arapiraca. É como eu digo: esse aqui é o melhor São João do mundo", relata.
Sua mãe, a viúva de Zé do Rojão, dona Maísa Matias se emocionou bastante com as homenagens diversas. O presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Comunidade de Canafístula (AMACC), José Wilson, agradeceu todo o envolvimento da comunidade para que o Arraiá Rojão do Nordeste tivesse toda essa montagem, essa plástica.
Aconteceu ainda cortejo dos sanfoneiros locais no palhoção cantando "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, para o Zé do Rojão que inclusive chegou a participar de diversos shows do Rei do Baião, acompanhando-o por Alagoas, Sergipe e Bahia.
O maior São João Comunitário do Brasil tem extensa programação. Confira:
8 de junho: Arraiá Bom Conselho (Manoel Teles);
10 de junho: Arraiá Rojão do Nordeste (Canafístula);
11 de junho: Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
12 de junho: Arraiá Pé de Serra (Vila São José);
13 de junho: Arraiá das Paineiras (Jardim das Paineiras);
14 de junho: Arraiá Cavacultura (Cavaco);
15 de junho: Arraiá Tire o Pé do Chão (Brasília);
17 de junho: Arraiá A Força da Massaranduba (Massaranduba);
18 de junho: Arraiá ASA (Bom Sucesso);
19 de junho: Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
20 de junho: Arraiá Aí Dento Tem Festa no Sítio (Primavera);
21 de junho: Arraiá Pisoteio (Batingas);
22 de junho: Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança);
23 de junho: Arraiá Arrocha o Nó (Senador Nilo Coelho);
24 de junho: Arraiá Banaluar (Vila Bananeira);
25 de junho: Arraiá Caxi na Roça (Poção);
26 de junho: Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
27 de junho: Arraiá do Gonzagão (Baixão);
28 de junho: Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco); e
29 de junho: Arraiá Aracajana (Cajarana).
E no São João do Mercado – especial Zé do Rojão:
06/06: Abertura do São João do Mercado/ quadrilha Banaluar/ banda Forrofiando;
07/06: Afrísio Acácio do Acordeon/ quadrilha Sanfona Branca (Coité do Nóia);
08/06: Davi Pé de Serra;
13/06: Mário Maia;
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo;
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio;
19/06: Trio Ouro Preto;
20/06: Dadá da Sanfona;
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça;
22/06: Severo do Acordeon;
26/06: Severino do Papel;
27/06: Ditinha da Sanfona;
28/06: Souza do Acordeon; e
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio.