Com direito a um a uma rápida apresentação da estrela americana Jennifer Lopes, da brasileira Claudia Leitte e do rapper americano Pitbull, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi marcada pela pouca empolgação de boa parte do público que estava no Itaquerão. A festa também teve seu momento de protesto, quando uma parte das arquibancadas começou a ofender a presidente Dilma Rousseff, sem que sequer tivesse seu nome citado no serviço de som do Itaquerão.
Após o locutor oficial pedir uma salva de palmas aos operários que ajudaram a construir ou reformas as 12 arenas que receberão os jogos da Copa do Mundo e fazer uma lembrança aos operários que morreram durante as obras, uma parte considerável do público que estava nas arquibancadas começou a puxar um coro ofensivo, xingando a presidente Dilma Rousseff. Detalhe é que o nome dela nem tinha sido citado nos alto-falantes.
A cerimônia começou pontualmente às 15h15, com alguns pontos vazios das arquibancadas. Enquanto as pessoas ainda procuravam seus lugares dentro do estádio, a festa organizada pela diretora artística Daphne Cornez deu a largada. A apresentação destacou no primeiro ato as maravilhas mineiras e vegetais do Brasil. No centro do gramado do Itaquerão, uma imensa bola de led, chamada de “bola viva”, com mais de 90 mil clusters e 7 mil nits de luminosidade.
O segundo ato começou mostrando aspectos que exaltaram a alegria do povo brasileiro e temas que representam a cultura brasileira em vários estados. No último ato, com a presença de diversas crianças simulando jogadores de futebol, foi destacado o futebol como uma parte fundamental da cultura brasileira
Às 15h34, foi a vez de Claudia Leitte surgir de dentro da bola gigante, usando um colã azul e brilhante, a cantando os primeiros versos de “Aquarela do Brasil”, antes de começar a apresentação da musica oficial da Copa do Mundo, “We Are One”, ao lado da cantora americana Jennifer Lopez, que desafiava a gravidade com um colã verde extremamente decotado, e o rappaer americano Pitbull, que de camisa amarela puxava o público no ritmo do já famoso “Ole, Ole, Ole”, um dos versos da música tema do Mundial. Às 15h39, acompanhando por integrantes do Olodum, o trio desfilou pelo gramado da Arena Corinthians.