Com apoio de uma barulhenta torcida na Arena das Dunas, em Natal, o México estreou com vitória na Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira, a seleção da América do Norte teve dois gols mal anulados contra Camarões, mas superou os erros de arbitragem para vencer os africanos por 1 a 0, gol marcado por Oribe Peralta, carrasco brasileiro na final olímpica de 2012.
A vitória faz os mexicanos dividirem a liderança do Grupo A com o Brasil – ambos têm três pontos contra zero de Croácia e de Camarões. A próxima rodada do Grupo A acontece na semana que vem. O Brasil recebe o México no Castelão, na terça-feira, às 16h (de Brasília), enquanto os africanos pegam a Croácia na quarta-feira, às 19h, na Arena Amazônia.
O duelo em Natal foi disputado sob forte chuva durante os 90 minutos, para sofrimento de jogadores e parte da torcida. Resistente, o gramado da Arena das Dunas passou no teste com grande êxito e não apresentou nenhuma poça durante toda a partida.
Além do temporal, a primeira etapa também serviu para mostrar a força da torcida mexicana, que “invadiu” o estádio potiguar. A pressão dos torcedores levou o México ao ataque nos primeiros minutos e encurralou Camarões no campo de defesa. Logo aos 11min, a seleção da América do Norte foi prejudicada pela primeira vez: após cruzamento, Giovanni dos Santos concluiu para o gol, mas o assistente anotou, erroneamente, impedimento.
Os africanos igualaram as ações de jogo a partir dos 15min e aos 16min tiveram um gol corretamente anulado. Aos 21min, foi a vez de Eto’o acertar a trave mexicana. Antes do intervalo, os mexicanos foram prejudicados mais uma vez pelo bandeira Humberto Clavijo: aos 29min, Layún cobrou escanteio, a bola desviou em um camaronês e dos Santos novamente concluiu a gol e se revoltou com a marcação do assistente.
A seleção do México voltou para a etapa final da mesma forma que começou o primeiro tempo e aos 3min Peralta recebeu com liberdade na grande área, mas chutou em cima do goleiro adversário. Dez minutos mais tarde foi a vez de Camarões assustar: Assou-Ekotto cobrou falta, a bola desviou na barreira e raspou a trave mexicana.
O gol do México finalmente saiu aos 15min: Giovanni dos Santos invadiu a área e chutou para grande defesa de Itadje, mas no rebote Peralta pegou de frente para o gol e concluiu para as redes. O jogador é o mesmo que fez dois gols na final olímpica de 2012, na qual os mexicanos levaram a medalha de ouro sobre o Brasil. Os camaroneses chegaram a assustar no fim do jogo, mas o México saiu de campo com o triunfo.