Rússia e Coreia do Sul entram em campo na Arena Pantanal na noite desta terça-feira e encerram, pelo grupo H, a primeira rodada da Copa do Mundo 2014. Mas engana-se quem pensa que a equipe asiática será a única adversária dos favoritos russos. Acostumados ao frio, os comandados de Fabio Capello desafiarão também o calor de Cuiabá.
A previsão do tempo para esta terça indica que a temperatura chegará até os 31º C – na hora do jogo, a expectativa é que esteja 28º C. Apesar de receber um verão tão rigoroso quanto seu inverno, a Rússia está acostumada com uma média anual de 5º C.
“A gente estava treinando em Moscou a 32º C. Estava mais quente em Moscou do que em qualquer outro lugar do mundo. Estávamos observando a temperatura no mundo inteiro e acredito que tivemos bastante sorte nesse sentido”, despistou Capello.
Os russos, que sediarão a próxima edição do Mundial, se classificaram para o torneio no Brasil vencendo a chave que contava com Portugal. Os resultados positivos na fase preparatória – triunfos sobre Armênia, Eslováquia e Marrocos e empate com a Noruega – animam.
Os sul-coreanos, por outro lado, entram em campo dispostos a provar o valor deste time. Isso graças aos péssimos resultados nas partidas de preparação para a Copa. Depois da vitória por 1 a 0 sobre a Costa Rica em janeiro, a equipe dirigida por Hong Myung-Bo perdeu para México, Estados Unidos, Grécia, Tunísia e Gana, incluindo aí duas goleadas e sem marcar nenhum gol.
AP
Coreia do Sul foi goleada por 4 a 0 por Gana em seu último amistoso de preparação para a Copa
Apesar dos resultados, o treinador mantém o discurso de confiança: “É verdade que a seleção russa é técnica e forte. Talvez os russos sejam mais fortes fisicamente que os asiáticos como nós, mas estamos bem preparados para este jogo. Estamos focados”, disse Myung-Bo.
Escalações
A seleção da Rússia sofreu uma grande perda com o corte de Roman Shirokov, que seria seu capitão durante o Mundial. Desta forma, Pavel Mogilevets foi alçado à equipe titular e muita responsabilidade irá recair sobre os ombros do ponta esquerda Yuri Zhirkov. Aleksandr Kokorin deve ser confirmado no ataque como maior esperança de gols.
Já pelo lado da Coreia do Sul o técnico Hong Myung-Bo não possui nenhum problema de lesão em seu elenco. Sua aposta principal está no meia Ki Sung-Yueng para servir os atacantes Park Chu-Young e Son Heung-Min.
Retrospecto
Rússia e Coreia do Sul nunca se enfrentaram em competições oficiais. A única partida entre as duas seleções foi em um amistoso, realizado em Dubai em 2003. Na ocasião, os russos venceram por 2 a 1.
FICHA TÉCNICA – RÚSSIA X COREIA DO SUL
Data: 17 de junho de 2014 (terça-feira)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Auxiliares: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos da Argentina)
RÚSSIA: Akinfeev; Anyukov, Ignashevich, Berezutskiy e Kombarov; Denisov, Shirokov, Samedov, Zhurkov e Dzagoev; Kokorin
Técnico: Fábio Capello
COREIA DO SUL: Jung Sung-ryong; Lee Yong, Hong Jeong-ho, Kim Young-gwon e Kim Chang-soo; Park Jong-woo, Ki Sung-yeung e Lee Chung-yong; Son Heung-Min e Park Chu-Young
Técnico: Hong Myung-Bo