O Brasil já é um país festivo por natureza. Com o Mundial de Futebol por aqui, então, o barulho das torcidas e comemorações é inevitável. Se você tem bichinhos de estimação em casa, precisa tomar certos cuidados, sabia? Por terem uma audição mais aguçada, em particular os cães, muitos deles entram em pânico e podem até fugir de casa.
Há riscos ainda como o enforcamento com a própria coleira, acidentes em janelas e portas, convulsões, quedas de locais altos, como varandas de apartamentos, sem contar o perigo de queimaduras.
“O pânico desorienta o animal, que tende a correr sem destino. E em dias de jogos é difícil encontrar atendimento emergencial disponível em casos de acidentes”, ressalta Feliciano Filho, ativista em proteção animal.
Confira 10 dicas para garantir a segurança e bem-estar do seu bichinho:
1 – Acomode os animais em ambientes onde já estejam acostumados, para que se sintam em segurança.
2 – Feche portas e janelas.
3 – Alimente-os com dieta leve para evitar distúrbios digestivos.
4 – Cubra gaiolas de pássaros.
5 – Verifique se os abrigos dos animais estão bem fechados.
6 – Evitar muitos animais em um mesmo abrigo, especialmente cães, para que não haja brigas.
7 – Acostume aos poucos os animais ao barulho, levando-os para perto da TV ou do rádio e vá aumentando o som devagar. Assim, ele não será surpreendido de forma inesperada com o barulho dos fogos.
8 – Evite deixá-los amarrados para não correr o risco de provocar enforcamento.
9 – Em casos extremos, alguns veterinários indicam o uso de tampões de algodão nos ouvidos. Nesse caso, peça orientação sobre o tamanho correto para cada animal para que não entrem no duto auditivo.
10 – Nunca medique o animal sem orientação do veterinário.