Peugeot 3008 ganha 1ª reestilização

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Peugeot 3008 ganha 1ª reestilização

Crossovers são conhecidos por aliar, em um só carro, características de diversos segmentos. Os mais conhecidos possuem forma de utilitários esportivos, funcionalidade de minivans e comportamento de hatches. O Peugeot 3008, que se enquadra perfeitamente nesta descrição, acaba de ganhar a primeira reestilização.
Na linha 2015, o 3008 é oferecido em versão única, Griffe, já à venda por R$ 99.990. Até então, os clientes podiam escolher entre Allure, de R$ 89.990 e a própria Griffe, que custava R$ 97.990.
O "novo" 3008 chega ao país oito meses após apresentação na Europa, no Salão de Frankfurt. Lançado no Brasil no final de 2010, o crossover teve praticamente todas as mudanças concentradas na dianteira, mas sem revoluções.
Os faróis, que antes lembravam um triângulo estilizado, estão mais afilados e ganham um corte na porção inferior e luzes diurnas de led. Já o conjunto de luzes de neblina segue o formato redondo, mas estão em um novo nicho, com contornos cromados.
Cromada também é a nova grade, que, além de levar o nome da marca, abandona o formado de grelha com dez barras verticais e duas horizontais. O novo conjunto tem dois filetes horizontais prateados e seis verticais, pretos, em plano secundário.
A última grande transformação na dianteira fica por conta do leão símbolo da Peugeot, que abandona a moldura preta para se posicionar no topo do para-choque, em baixo relevo, rente à lataria.
Na traseira, as alterações foram bem mais sutis e se resumem, além do novo logotipo, às lanternas, que, apesar do mesmo formato, ganham nova disposição das lâmpadas – agora com leds – em formato de três barras.
Quando visto de lado, a única novidade no 3008 são as rodas, que mantiveram a medida de 17 polegadas, mas agora têm novo desenho e são diamantadas (com efeito brilhante e espelhado).
Primeiras impressões
No test drive de aproximadamente 200 km entre as cidades de Guarulhos (SP) e Itatiba (SP), G1 avaliou o 3008, principalmente, em estrada. Destaque para a suspensão, com acerto voltado para a esportividade e ótimo comportamento em curvas. Porém, na cidade, aqueles que prezam por um rodar mais suave, poderão achá-la dura demais. A direção, que tem assistência elétrica, também poderia ser um pouco mais leve, sobretudo no ciclo urbano. Na estrada, entretanto, assim como a suspensão, o conjunto se mostrou acertado.
Motor e câmbio "dialogam" bem. O propulsor é o mesmo THP que equipava o 3008 anterior e está em outros Peugeot e Citroën. Desenvolvido pela BMW, tem 1.6 litro e conta com turbo e injeção direta de gasolina, que, além de melhorarem o desempenho, ajudam a reduzir o consumo de combustível.
Os 165 cavalos dão conta com tranquilidade do crossover de 1.480 kg. Parte da responsabilidade de levar a potência até as rodas fica por conta da transmissão, automática de seis marchas, e com possibilidade de mudanças na alavanca. Apesar de não haver aletas para mudanças no volante, a caixa se mostra competente, gerenciando as trocas em faixas de rotação ideais. Com o modo Sport, ativado por um botão ao lado da alavanca, as trocas, tanto para cima, como para baixo, acontecem em regimes mais altos de rotação, o que adiciona certa dose de esportividade ao modelo.

Fonte: G1

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