Iraque: Milícia toma ponto de passagem na fronteira síria

ReutersReuters

O grupo Estado Islâmico para o Iraque e o Levante (Isis, sigla em inglês) tomou neste sábado a cidade iraquiana de Al-Qaim, um importante ponto de passagem próximo da fronteira com a Síria.

Segundo analistas, o controle desta passagem permite ao grupo transportar armamentos pesados entre os territórios de ambos os países nos dois lados da fronteira.

No confronto, morreram cerca de 30 soldados iraquianos, de acordo com informações do governo iraquiano. O grupo islâmico também disse ter tomado outras cidades na província de Al-Anbar.

O Iraque se encontra imerso em um conflito civil que opõe o Isis e aliados sunitas, de um lado, e xiitas e curdos de outro.

Os enfrentamentos continuam na refinaria de Baiji, a maior do Iraque, onde helicópteros das forças do governo foram derrubados. Fontes no local disseram à BBC que os militantes já controlam 90% das instalações.

O grupo jihadista – defensor da jihad, ou guerra santa –, que comanda 10 mil homens no Iraque e na Síria, segundo analistas, quer que os últimos desdobramentos alimentem sua marcha em direção à capital iraquiana, Bagdá.

Entretanto, analistas afirmam para o pesado esquema de proteção na capital iraquiana. Neste sábado, milhares de milicianos xiitas do chamado Exército Mehdi – leais ao clérigo Moqtada al Sadr – desfilaram pelas ruas em uma demonstração de força.

O líder religioso, que comandou a resistência contra as tropas americanas que invadiram o Iraque, também convocou manifestações xiitas para todo o país.

Fonte: BBC Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário