Depois de realizar a maior apreensão de drogas de todos os tempos no estado, em fevereiro desse ano, quando foram apreendidos 1.300 kg de maconha, a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira, dia 26, a incineração de 1.354 kg de drogas apreendidas no último ano no estado.
Segundo a PF, a droga trazida para Alagoas tem como país de origem o Paraguai. Nos últimos quatro anos, a Polícia Federal tem registrado um aumento significativo no volume de drogas para Alagoas. Considerando os dados divulgados pela PF, foram apreendidos 730 kg em 2010, 600 kg em 2011, 1.000kg em 2012, 400kg em 2013 e 1.354 kg este ano.
A incineração da droga acontece uma vez por ano, em geral no mês de junho, em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Tráfico de drogas, comemorado neste dia 26. O volume apreendido e incinerado na manhã de hoje está avaliado em R$ 1,5 milhão.
Um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Federal e contou, ainda, com militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e Vigilância Sanitária. A droga está sendo incinerada nas caldeiras da Usina Sumaúma, em Marechal Deodoro.
No material incinerado constavam maconha, crack, cocaína, pasta base de cocaína e merla. A incineração tem à frente o delegado Alexandre Mendonça, da Delegacia de Repressão às Drogas da Polícia Federal.