Com as chuvas que caem na capital, a Prefeitura de Maceió, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), reforçou os trabalhos e está preparada para minimizar os riscos que possam ser provocados com a chuva.
Mesmo antes da quadra chuvosa, que vai dos meses de abril a julho, os trabalhos preventivos já haviam sido iniciados. As ações se concentraram em áreas de encostas, localidades de risco por apresentarem problemas devido às construções irregulares, descarte inadequado de resíduos e canais com pontos obstruídos.
Além das ações preventivas, o trabalho da Defesa Civil conta ainda com a monitoramento de pluviômetros instalados em pontos estratégicos de Maceió com o treinamento dos representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) da capital.
O coodenador da Comdec, Dinário Lemos ressalta que está atento ao período e explica que o volume de chuvas é o esperado para a época. “O volume de chuvas é normal para esta época, até porque ainda falta um mês para completar a quadra chuvosa. Nós da Defesa Civil estamos atentos e acompanhando os acontecimentos por meio dos Centros de Monitoramento”, explicou.
Paulo Noronha, coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergência da Comdec, alerta como os moradores devem proceder durante as chuvas. “Para quem mora em área de encostas, a orientação é deixar a residência e procurar abrigo em um local seguro na casa de parentes ou amigos. Já para os que não residem em áreas de risco, é recomendado que, se possível, as pessoas não saiam de casa porque muitos pontos alagam, o que aumenta o risco de acidente”, disse.
O maceioense que precisar do apoio da Comdec deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 0800 030 6205.