A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder na produção de biopolímeros, anuncia hoje um projeto para construção de uma planta de Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular (PEUAPM), na cidade de La Porte, estado do Texas, nos Estados Unidos. Conhecida comercialmente como UTEC®, a resina conta com tecnologia 100% brasileira e têm aplicações em diversas indústrias, como extração de petróleo, artigos militares e construção civil.
As obras da fábrica devem ser iniciadas brevemente, a partir do terceiro trimestre de 2014. A construção tem duração prevista de 18 meses, com a conclusão prevista para a primeira metade de 2016. A planta nos Estados Unidos complementará a capacidade da linha já existente no Brasil de UTEC®, localizada no polo petroquímico de Camaçari, na Bahia.
"Estamos bastante otimistas com o anúncio de hoje, porque acreditamos que ele reforça a dedicação da Braskem para o desenvolvimento da cadeia do plástico e na relação com clientes e mercado", disse Fernando Musa, vice-presidente dos negócios da Braskem nos Estados Unidos e Europa. "Trata-se de um passo lógico para o nosso negócio, uma vez que a comercialização da UTEC® já existe há mais de 10 anos nos Estados Unidos. Por fim, a iniciativa permitirá, potencialmente, à Braskem ampliar e intensificar sua atuação estratégica no cenário internacional", complementa.
Com um peso molecular cerca de 10 vezes maior que as resinas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), a UTEC® tem excelentes propriedades mecânicas como elevada resistência à abrasão, resistência ao impacto, leveza e baixo coeficiente de atrito. Autolubrificante, o material é aplicado em produtos semiacabados nos seguintes setores: agricultura, automotivo, têxtil, papel e celulose, alimentos e bebidas, carvão e mineração, fibras de alta performance, separadores de baterias e no tratamento de águas residuais.
Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.