“É Luiz Gonzaga? É Dominguinhos?”, brinca o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença com o mestre sanfoneiro que capitaneia o projeto “Cultura na Praça”, todas as segundas-feiras, no Centro do município de Arapiraca, na Praça Luiz Pereira Lima.
“Aqui é Afrísio Acácio do Acordeon!”, diz ele, dando um abraço em Alceu. O encontro deles aconteceu nos bastidores dos festejos juninos de Maceió, no Arraial Central.
Nesta quinta-feira (26), o mestre Afrísio representou a cidade de Arapiraca no evento em um dos palcos montados no estacionamento do bairro de Jaraguá.
Ele executou músicas clássicas de artistas nordestinos, inclusive de Alceu Valença que tocou em outro stage, em sequência. “Eu até o chamei para uma participação no nosso projeto cultural de Arapiraca e ele comentou que, quando tiver uma folga, vem aqui para a nossa cidade prestigiar e quem sabe tocar conosco”, conta.
Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA), o projeto prima a nossa Cultura Popular Tradicional e por trazer o Guerreiro e o Pastoril para o meio da arena da praça.
O local é tomado por muito forró pé-de-serra, coco de roda, vaqueiros aboiadores, emboladores, violeiros, sanfoneiros, repentistas e artistas regionais de diversas cidades vizinhas também, já que o encontro é realizado às segundas-feiras pela manhã, dia e hora da tradicional Feira Livre de Arapiraca. Tendo então caráter turístico, o Cultura na Praça junta munícipes do Agreste e Sertão alagoano.