O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Cantídio Freitas Mundim Neto, nomeado esta semana, é mineiro e mora em Brasília há 30 anos. É graduado em economia, especialista em gestão pública e aquicultura continental.
O novo secretário chegará em Maceió nesta segunda-feira (30) para tomar posse e dar continuidade aos trabalhos realizados pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq).
Mundim vem ocupando o cargo de secretário adjunto de planejamento e ordenamento da aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) desde 2012. No currículo dele também tem passagens em funções na presidência da república, desde a Casa Civil até a Imprensa Nacional. Ele também atuou como assessor parlamentar, além de ser servidor efetivo do INSS.
Cantídio Mundim teve ainda experiência internacional em Portugal e África do Sul. Atualmente monitora e coordena projetos do porte do balizamento náutico e monitoramento limnológico dos parques aquícolas nos reservatórios de Lajeado em Tocantis e em Goiás. Além da contratação de estudos para implantação dos mesmos parques em outras localidades do país, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia.
Acre, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima também recebem coordenadas de Mundim, através de implantação de projetos aquícolas em viveiros escavados por meio de transferência voluntárias do governo federal.