Mais de mil pessoas recebem atendimento durante mutirão da Saúde

Ascom/SesauMutirão da Saúde

Mutirão da Saúde

Segundo dados do Ministério da Saúde, o homem vive em média sete anos a menos do que as mulheres. Isso é resultando, entre outros fatores, da falta de cuidados com a saúde. Prevenir é sempre o melhor caminho para evitar doenças graves. Um exemplo é o aposentado Cícero da Silva, morador do Clima Bom, em Maceió. Aos 47 anos, ele nunca havia ido a uma consulta com o urologista e feito os exames necessários para a prevenção de doenças, como o câncer de próstata. A oportunidade para Cícero veio nessa sexta-feira, 27, durante o mutirão da Saúde, promovido pelo Governo do Estado, que realizou a sua 15ª edição no bairro do Clima Bom.

“Vim ao mutirão fazer outros exames. Já passei pelo clínico geral e cardiologista. Agora vou aproveitar que aqui tem urologista e me consultar, pela primeira vez”, disse. Rapidamente, Cícero foi atendido pelo médico Antônio Maia Gomes e saiu tranquilo com a consulta. “Achei muito bom o atendimento e o exame de próstata é rápido”, destacou Cícero, que saiu da sala com o encaminhamento para os exames necessários.

Segundo o médico, ainda existe muito machismo na sociedade, mas o exame de toque é fundamental para detectar o câncer de próstata. “Muitos homens têm vergonha em procurar um urologista, mas prevenir é a melhor maneira de evitar a doença”, orienta o especialista.

Cícero não foi o único a se consultar com o urologista. O coordenador do programa Integração Escola e Comunidade, Naildo Silva, de 49 anos, também procurou o médico para a realização do exame de toque. “Já havia feito o exame de sangue, de PSA, há mais de oito anos, mas não o de toque. Ter acesso a esse tipo de exame, de forma gratuita, é muito importante para a saúde”, disse.

Esta é a primeira vez que o Mutirão Saúde em Movimento conta com esta especialidade. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, é preciso que os homens percam o preconceito e procurem ajuda. “Nosso objetivo é acabar com a fila de espera em consultórios do Sistema Único de Saúde (SUS). A saúde do homem é muito importante e ainda muito pouco procurada, por isso incluímos esse serviço no mutirão, de forma acessível e gratuita. O paciente já sai da consulta com o exame marcado e, caso seja necessário, ele já é encaminhado para cirurgia”, disse.

Outra nova especialidade oferecida no mutirão foi dermatologia. No total, mais de 70 pessoas foram atendidas pelo dermatologista Franklin Pedroso. “Observamos muitos casos de acne e manchas, mas também detectamos um câncer de pele, e já encaminhamos para mais exames. É importante a população saber os cuidados que precisam ter, como não tomar sol, se proteger e lavar bem a pele”, disse.

Além de urologia e dermatologia, o mutirão deu continuidade às ofertas de exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular e cardiologia, além de consultas com clínico geral e ortopedista. A iniciativa ainda oferece o serviço de triagem para cirurgias de adenoide, amígdalas e catarata – e os pacientes saem do mutirão com o procedimento cirúrgico agendado -, além da oferta de óculos de grau a pessoas com problemas de visão. No total, mais de mil pessoas foram atendidas nesta sexta-feira.

Atendimento – O Mutirão Saúde em Movimento foi iniciado em novembro de 2013 e já atendeu mais de 15 mil pessoas nas dez regiões de saúde do Estado pelas quais passou. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (Apae).

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário