A secretária de Estado Adjunta do Esporte, Vânia Quintela, o diretor de transporte e trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), Alexandre Acioly, e integrantes da comissão organizadora da 1ª Maratona das Alagoas, participaram nesta segunda-feira (30), de uma reunião no Estádio Rei Pelé que definiu a logística e estratégias para o trânsito relativas à competição, que acontecerá no dia 14 de setembro, entre Maceió e a praia do Francês.
Vânia Quintela destacou que a 1ª Maratona das Alagoas nasceu como um anseio da comunidade esportiva, dos praticantes e dos clubes de corrida da nossa cidade. A iniciativa para esse evento teve como parâmetro os resultados positivos e o aumento do número de participantes da nossa Meia Maratona Caixa da República, que este ano vai para a sua 6ª edição, com sucesso de público e de atletas.
“Acreditamos que este será um dos maiores eventos esportivos de corrida de rua que Maceió receberá durante este ano. Já temos a nossa experiência positiva da Meia Maratona Caixa da República, agora estamos trabalhando, desde janeiro, para que essa primeira Maratona das Alagoas aconteça e para que o turismo de eventos seja fortalecido em nossa cidade”, ressalta a secretária.
Durante a reunião ficou definido que durante a 1ª Maratona das Alagoas, que terá o percurso de 42 quilômetros entre Maceió e praia do Francês/Marechal Deodoro, partes da rodovia AL-101 Sul funcionarão em meia pista. “Essa era a nossa preocupação, de não ‘atropelarmos’ o trânsito, mas com muito entendimento chegamos a essa solução que não deverá ocasionar transtornos para as pessoas durante o evento, que deverá se estender até no máximo até às 12h”, disse Vânia.
Além dos 42 km o evento terá também as provas dos 3 km, 7,5 km e 15 km. A premiação em dinheiro será somente para os vencedores da Maratona – do geral e alagoanos classificados até o 20º lugar no masculino e no feminino até o 5º lugar. “Nossa intenção é de que todos tenham a oportunidade de participar, atletas experientes ou iniciantes dessa saudável atividade de lazer”, declara a secretária.
A secretária informou que ainda esta, ou na próxima semana será feito o lançamento oficial do evento e, que as inscrições serão realizadas de 11 de julho a 22 de agosto. “Vão ser feitas no site, tudo online, e o atleta que não dispor dessa ferramenta pode vir aqui na secretaria que será providenciado sua inscrição, que será R$ 40,00. Atleta acima dos sessenta anos tem abatimento de 50% e cadeirante não paga”, concluiu.