Confusão entre taxistas e Arsal gera novo bloqueio; população paga a conta

Alagoas24horasNovo round: Taxistas irregulares e fiscais da Arsal entram em confronto

Novo round: Taxistas irregulares e fiscais da Arsal entram em confronto

O confronto entre taxistas e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) parece não ter fim em Alagoas. Dessa vez, um protesto envolvendo 50 taxistas acabou por bloquear os dois sentidos da AL-101 Norte, na altura do posto policial, em Guaxuma, na manhã desta quinta-feira (3). De acordo com os trabalhadores, a Arsal estaria prejudicando a ida e a vinda dos táxis que fazem o percurso intermunicipal.

A justificativa para o bloqueio, segundo Ubiraci Correia, o Bira, presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintáxi-AL), seria o fato de alguns carros irregulares estarem sendo notificados e obrigados a desembarcar os passageiros dos veículos. “Eles podem aplicar a multa segundo decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), mas não podem obrigar o taxista a desembarcar os passageiros”, avisa Bira.

Duas viaturas da Arsal fazem a fiscalização na região em parceria com os militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Durante a fiscalização na manhã de hoje, um taxista teria sido multado por estar irregular e obrigado a seguir sem o passageiro. O caso gerou revolta entre a classe.

De acordo com a determinação da Justiça, do dia 27 de maio, a Arsal está autorizada a aplicar multas, porém, a decisão não prevê a apreensão do veículo ou mesmo a retenção dos passageiros. “Na Lei não há a exigência na decida dos passageiros, o que é um constrangimento e um desrespeito”, afirma Fernando Ferreira, secretário geral do Sintáxi.

Um dos taxistas multados é Carlos Antônio que reclamou da multa recebida ao Alagoas 24 Horas . Carlos foi notificado por “conduzir transporte intermunicipal de passageiro sem a devida titularidade”. De acordo com o trabalhador, a multa é “ridícula” já que ele alega ser cadastrado junto ao Sintáxi.

No local, a situação é tensa. Policiais militares tentam apaziguar os ânimos exaltados entre taxistas, condutores presos no trânsito e agentes da Arsal. Um dos agentes chegou a buscar auxílio dentro de um box da polícia para não ser agredido pelos taxistas. Um carro proveniente de São Luiz do Quintude acabou tendo dificuldades em furar o bloqueio e seguir para Maceió. Ele carregava um idoso com problemas de saúde.

Até o fechamento desta matéria o trânsito não havia sido liberado na AL-101 Norte. O grupo de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar é aguardado na região para solucionar o impasse.

Veja Mais

Deixe um comentário