Limpeza: Slum amplia frota de varrição mecanizada

Secom MaceióNovas máquinas estão auxiliando na limpeza nos bairros de Maceió

Novas máquinas estão auxiliando na limpeza nos bairros de Maceió

Mais dois novos veículos utilizados para os serviços de varrição mecanizada começaram a circular na manhã desta quinta-feira (03) pelas ruas da capital. Os equipamentos ampliam a frota da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que agora totaliza cinco máquinas para tornar mais rápido e eficiente o trabalho de limpeza e higienização das vias.

A peculiaridade das novas varredeiras é que elas apresentam menor porte e, em função disso, maior versatilidade. Por isso, além de atuar em ruas e avenidas do mesmo modo que os outros dois veículos maiores, elas também podem ser utilizadas para limpar trechos mais estreitos, como calçadões e ciclovias.

A primeira máquina desse tipo – do modelo BD 202 HL, fabricado pela empresa espanhola Ausa – estreou há pouco menos de um mês e opera desde então na orla, entre as Praias da Avenida e da Jatiúca. Agora, as outras duas irão expandir a atuação mecanizada para áreas como o Centro e a orla lagunar, entre outros pontos da cidade.

Com três escovas giratórias que coletam o material para um reservatório e capacidade para armazenar 900 litros ou até duas toneladas de resíduos, a BD 202 HL minimiza os custos do município com a limpeza urbana, uma vez que realiza com duas pessoas – um operador e um agente de limpeza – o trabalho equivalente ao de 16 garis.

A atuação também reforça a segurança no trânsito – visto que a retirada de areia das vias reduz os riscos de deslizamento no caso de uma frenagem mais brusca de um veículo – e diminui a quantidade de material que chega às galerias de águas pluviais.

Fonte: Fernando Coelho/ Ascom Slum

Veja Mais

Deixe um comentário