Especialistas discutem acidentes domésticos com idosos

A ocorrência de quedas entre as pessoas idosas tem aumentado a cada ano. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que cerca de 30% dos idosos sofrem algum tipo de queda pelo menos uma vez por ano. Essas ocorrências tendem a crescer entre as pessoas com mais de 85 anos, podendo chegar a 51% nesta faixa etária.

Atenta a essas estatísticas, a FUNDACIÓN MAPFRE, instituição que desenvolve intensa atividade nos países latino-americanos nas áreas de saúde, segurança e prevenção – em conjunto com a Pastoral da Pessoa Idosa – leva à Maceió (AL) uma ação exclusiva que tem como objetivo a prevenção de quedas entre o público idoso.

Denominado “Com Maior Cuidado”, o programa tem por finalidade capacitar e conscientizar os idosos, seus familiares e profissionais da saúde sobre como prevenir e/ou reagir com eficácia e rapidez em casos de acidentes domésticos e quedas. Nas palestras, também são apresentadas medidas a serem tomadas diante de situações de emergência. A ideia é estimular a prevenção de acidentes nos lares de idosos que desejam manter sua independência e autonomia pessoal.

Realizada no dia 04 de julho, no Recanto Coração de Jesus, a ação terá quatro horas de duração. Durante a apresentação, também serão abordados temas ligados à segurança no trânsito, com a divulgação de medidas educativas e de segurança para reduzir o número de acidentes e atropelamentos envolvendo esse público.

“Garantir um envelhecimento ativo e auxiliar na promoção do bem-estar físico, social e mental do público idoso é um dos focos de atuação da FUNDACIÓN MAPFRE no Brasil. Em linha com esse posicionamento, desenvolvemos uma série de iniciativas para melhorar a qualidade de vida e contribuir com a prevenção de acidentes e a promoção da saúde entre pessoas com 60 anos ou mais”, destaca Wilson Toneto, presidente da MAPFRE Brasil.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário