‘Muitos conselheiros tutelares pagam para trabalhar’, diz presidente de Fórum

Alagoas 24horasMinistra Idelli Salvatti entrega Kits para equipagem dos conselhos tutelares

Ministra Idelli Salvatti entrega Kits para equipagem dos conselhos tutelares

Em Alagoas, a exemplo do que ocorre no restante do país, os conselhos tutelares continuam funcionando de forma precária. A declaração do presidente do Fórum de Conselhos Tutelares do Estado, José Edmilson Sousa, não é novidade, mas ainda impressiona, quando ele destaca que em muitos municípios do Estado, há conselheiros que literalmente pagam para trabalhar.
Isso porque os custos com deslocamento para povoados e até a manutenção das sedes é feita com recursos próprios. Segundo José Edmilson, há relatos de conselheiros que compram até o papel higiênico que é usado no conselho.

Nesta quinta-feira, 3, o presidente do Fórum foi um dos convidados da cerimônia de entrega de 17 kits que irão auxiliar no trabalho dos conselhos tutelares das respectivas cidades. O kit é composto por um automóvel Spin, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. A entrega foi feita pela ministra Estadual da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvati.

Segundo a ministra, os kits estão sendo entregues desde o ano passado e até o momento foram 27 conselhos tutelares foram contemplados. A ideia, segundo Salvati, é entregar 600 kits em todo o Brasil, nesta semana e 2 mil kits até o final do ano. A realização desse projeto só foi possível em função de emendas parlamentares da bancada alagoana na Câmara Federal. “O projeto começou de forma tímida e hoje é assumidamente uma políticas públicas do Governo Federal. Já estão previstos no orçamento de 2015 recursos para que os conselhos tutelares para que continuem recebendo esse suporte”, disse a ministra.

Ela destaca que após a intensificação da campanha para divulgação do Disque 100, contra violência infantil, a demanda dos conselhos aumentou e faltou ainda mais estrutura para atender à sociedade.

Para o presidente do Fórum dos Conselhos Tutelares, os kits são um alento e uma oportunidade de colocar em prática um projeto antigo: a implantação do Sipia (sistema informatizado de registro de informações que permite aos conselheiros tutelares registrem, acompanhem e encaminhem medidas apropriadas para os casos de direitos violados). Segundo José Edmilson, desde 1992 o projeto existe, mas em Alagoas só deve ser implantado agora com a instalação dos computadores. “Um conselho tutelar bem equipado é sinal de município bem comandado. Espero que em breve os 102 municípios estejam com os kits”, concluiu.

Veja Mais

Deixe um comentário