Com o objetivo de incentivar a valorização da nossa cultura e fomentar o surgimento de artistas locais, a Prefeitura de Maceió vai apoiar a Semana de Artes da Marinha, que acontece no mês de dezembro, em celebração ao Dia do Marinheiro, a ser no comemorado no dia 13. A parceria foi firmada esta semana, em encontro com o prefeito Rui Palmeira e autoridades da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL).
Prestes a completar 30 anos, o Salão de Artes da Marinha já reuniu 412 artistas e mais de duas mil obras expostas. O prefeito Rui Palmeira destacou a importância da parceria. “Nós estamos com mais esta parceria com a Marinha para fomentar a cultura, fortalecer o trabalho de artistas já consolidados e promover o surgimento de novos maceioenses talentosos”, destacou o prefeito.
O capitão dos Portos de Alagoas, Levi Alves ressaltou os ganhos da sociedade com o evento. “A cultura já está nesse barco há 30 anos e queremos continuar direcionando as nossas velas com ainda mais força para que seja mais um sucesso. O evento ganhou uma maturidade a ponto de não podermos limitar a um evento da Marinha, mas da capital e de Alagoas. A Marinha quer estar entrelaçada com a sociedade”, afirmou o capitão.
Ainda segundo Levi Alves, a notoriedade que o evento ganhou durante todas as edições aumentou com o passar dos anos. “O Salão de Artes da Marinha começou de forma simples, na Capitania dos Portos. Aos poucos, foi ganhando notoriedade. Hoje, nós estaremos no Centro de Convenções e com um público maior. O evento é um ganho cultural”, comemorou.
Presente na ocasião, o vereador Eduardo Canuto parabenizou a parceria. “É uma iniciativa importante de valorização cultural e que vai beneficiar e divulgar o trabalho de artistas consagrados e dos que ainda estão surgindo. É um trabalho importantíssimo de incentivo à cultura”, disse o vereador.
A Semana de Artes da Marinha faz parte da programação do Dia do Marinheiro. Na semana festiva, também compõem as comemorações: a cerimônia militar da Companhia dos Portos, caminhada ecológica, jogos de futebol, entre outros.
No encontro, estiveram presentes o Capitão dos Portos de Alagoas, Levi Alves, o capitão de Fragata, Antônio Braz, o artista plástico, Fredy Correia, e o vereador Eduardo Canuto.