A cidade de Juti, a 311 quilômetros de Campo Grande, sedia entre os dias 18 e 20 de julho, a 10ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos. O evento será promovido no salão da paróquia Santa Luzia.
Segundo os organizadores, a feira tem como tema este ano “Cuide da Mãe Terra que gera a vida!”. Na programação estão previstas palestras, oficinas e trocas de sementes, conhecimentos e produtos agroecológicos.
Os promotores do evento destacam ainda que a feira é uma vitrine alternativa para a produção com sementes crioulas e a defesa de um modelo de agricultura baseado na sustentabilidade, tendo em conta a dimensão social, política, ambiental, cultural e econômica.
A feira é voltada para estudantes, assentados, indígenas, quilombolas e a comunidade em geral. Paralelo ao evento será promovido também um seminário sobre uso e conservação do Cerrado na região sul do estado.
O evento está sendo realizado pela Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Comissão Pastoral da Terra, Embrapa Agropecuária Oeste, Instituto Cerrado Guarani e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).