E quem disse que futebol não é questão de estado. Após a goleada histórica da Alemanha por 7 x 1 sobre o Brasil pelas semifinais da Copa do Mundo Fifa, a presidente Dilma Roussef, que anteriormente fora acusada de ‘comprar’ a conquista do mundial para assegurar sua reeleição, utilizou mídias sociais para lamentar o tropeço histórico.
Aliás, a existência e a disseminação das mídias sociais tornaram essa copa a mais interativa e, possivelmente, a mais bem-humorada da história. Um dia após o massacre, com o resultado estampado nas capas dos periódicos de todo o mundo, quatro temas relacionados à seleção brasileira estavam entre os 10 tópicos mais citados (trend topics): #Nelson Explica; #DavidOBrasilteama; #Vergonha Brasil; #ValeuOscar.
Ainda ontem (8), a presidente Dilma Roussef usou o twitter para se manifestar sobre a derrota. “Assim como todos os brasileiros, estou muito, muito triste com a derrota. Sinto imensamente por todos nós, torcedores, e pelos nossos jogadores. Mas, não vamos nos deixar alquebrar. Brasil, ‘levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’”, postou Dilma.
Aproveitando o momento, o governador Teotonio Vilela Filho também usou a sua página, no Facebook, para se manifestar sobre a derrota. Compartilho com todos os brasileiros o sentimento de frustração com o resultado do jogo de hoje, entre a nossa seleção e a seleção da Alemanha, mas não acho que esse sentimento seja capaz de derrotar a nossa força, a nossa garra, o nosso amor pelo nosso país. Vamos estar todos juntos, sábado, torcendo e incentivando os nossos jogadores seja com Argentina ou com a Holanda Não foi possível dessa vez, mas não vamos desanimar, teremos outras vitórias.
Ironicamente, o consolo na grande rede veio exatamente dos nossos algozes. Enquanto a tripulação do voo que levou a seleção de Belo Horizonte para a Granja Comary afirmou à Rede Globo que o silêncio e abatimento tomou conta de todos os atletas e comissão técnica, pelos menos dois atletas alemães usaram as redes para falar sobre a partida e o resultado.
“Respeite a amarelinha com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol”, ressaltou Podolski em mensagem publicada em seu Twitter oficial. A mensagem veio acompanhada pelos destaques “Levante a cabeça e Brasil te amo” e teve direito até a um coração após a assinatura de Podolski.
Já Özil demonstrou o carinho pelo Brasil e pela seleção em seu facebook. “Vocês têm um país maravilhoso, um povo fantástico e jogadores incríveis – esse jogo não pode destruir seu orgulho!”, publicou o camisa 8 da Alemanha.