SMS realiza reunião integrada de planejamento

Pei Fon/ Secom MaceióSylvana Medeiros, secretária municipal de Saúde, participou de reunião Integrada de Planejamento

Sylvana Medeiros, secretária municipal de Saúde, participou de reunião Integrada de Planejamento

Nesta quarta-feira (09), a secretária municipal de saúde, Sylvana Medeiros participou de uma reunião técnica com membros das Diretorias de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde e a Coordenação de Planejamento, para discutir os indicadores de saúde e realizar a avaliação dos programas existentes na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro aconteceu na Escola Municipal de Governo e Gestão Pública (Emgesp), com o objetivo de fortalecer o planejamento, as diretrizes e as metas para o segundo quadrimestre de 2014.

Lúcia Barbosa, da coordenação de Planejamento da SMS, apresentou os indicadores de saúde de 2013 e a pactuação de metas para o segundo quadrimestre deste ano. “Os indicadores de saúde servem para monitorar todas as áreas técnicas e construir um cronograma de supervisão integrada. O que alcançamos em função do objetivo e o que ainda precisamos avançar. Os indicadores ajudam na tomada de decisões e na avaliação do desempenho”, afirmou Barbosa.

Os gestores também discutiram o acesso a serviços e áreas como Bolsa Família, saúde bucal, notificação de casos de violência, internações, procedimentos de alta e média complexidade, proporção de serviços hospitalares oferecidos, além do acesso da população à rede de atenção básica. “Criar uma consciência de participação para se apropriar do que está acontecendo e, dessa forma, propor mudanças é um instrumento importantíssimo para a gestão pública de saúde”, destacou Sylvana Medeiros, titular da SMS.

O encontro também buscou avaliar o diagnóstico situacional das unidades básicas de saúde (UBS). Na oportunidade, foi apresentada aos coordenadores a realidade enfrentada pela UBS e também os modos de enfrentamento. “Nosso objetivo é criar mecanismos que propiciem o acesso à atenção básica, que é onde tudo começa. Nossa obrigação também é, além de apontar esses caminhos, monitorar os serviços do SUS de modo que uma assistência de qualidade seja garantida a toda população”, disse Tânia Kátia Mendes, Diretora de Atenção à Saúde (DAS).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário