Incentivo e empreendedorismo. Nos últimos dias 3 e 8 deste mês de julho, a Associação de Moradores do Bairro Capiatã recebeu uma oficina que ensinou como confeccionar sabão.
A ação foi feita pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), levando conhecimento presencial para os moradores da região.
“O óleo de cozinha, utilizado em frituras, em muitos casos tem descarte inadequado, causando a contaminação do solo e corpos d’água – alternativas nada saudáveis para o meio ambiente e que comprometem canos e tubulações, além de contribuírem para a proliferação de pragas e doenças”, diz o secretário da Semasa, Ivens Barbosa.
Desta forma, ele foi e está sendo utilizado na produção de sabão através deste tipo de óleo, que fora reciclado. Assim, a estudante do curso de Química, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Tamyris da Silva Farias, ministrou a oficina nos dois dias de encontro.
Ela fez conscientização sobre a necessidade do reaproveitamento do óleo para minimizar o impacto que ele pode causar ao nosso meio ambiente. Estima-se que, para cada litro descartado de forma inadequada, pelo menos 1 milhão de litros de água é contaminado.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Bairro Capiatã, Maria Cicera, uma garrafa PET está sendo deixada em cada residência do bairro para que os moradores possam dar subsídio a esta investida, além de ajudar na reciclagem.
“É muito importante o envolvimento de todos nesse processo em defesa do meio ambiente. Existe ainda um ponto para recolhimento de óleo, localizado na própria sede da associação, funcionando a partir da 14h, nos dias de quarta e sexta-feiras, na Rua Guanabara, n° 371. Pedimos a colaboração de todos os moradores para a doação deste material”, comenta a presidente.
Durante a oficina, eles produziram sabão a partir do material recolhido. A pretensão é, no futuro, comercializar o produto, com devidos créditos à associação na embalagem.