Complementares serão fiscalizados por videomonitoramento

Ascom SMTTVideomonitoramento da SMTT

Videomonitoramento da SMTT

A partir do próximo mês, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) passará a fiscalizar os veículos complementares por meio de videomonitoramento, através de chips. O objetivo é monitorar o trajeto e coibir mudança de itinerário e estacionamento irregular, além de outras infrações.

De acordo com o diretor de Operações de Transportes e Táxi da SMTT, Zenildo Filho, além das irregularidades, a ideia é que o videomonitoramento torne a fiscalização ainda mais intensa e eficiente. “Através de um programa instalado na sede do órgão rastrearemos em tempo real todo o trajeto que o transporte faz, visualizando e reordenando áreas críticas que os motoristas utilizam como estacionamento”, disse.

Ainda segundo Zenildo, irregularidades são recorrentes. “Essa prática é irregular e se torna cada vez mais constante na Ladeira dos Martírios, no Centro da cidade, na parte externa do Terminal Rodoviário João Paulo II e na Estação Ferroviária de Maceió. Nesses locais os motoristas permanecem e esperam completar a quantidade de passageiros, o que acaba atrapalhando o fluxo de trânsito do local devido ao congestionamento que se formam, podendo também ocasionar acidentes”, explicou.

A fiscalização será feita com a participação de equipes de fiscalização de transportes e trânsito que poderão visualizar o cometimento das infrações dos condutores e lavrar o auto da infração automaticamente. “Identificar uma infração nesse sistema será simples, pois com o rastreamento em todos os veículos, os motoristas não poderão contrariar a decisão da infração naquele local. Vamos visualizar com bastante prudência, a fim de formalizar a autuação”, concluiu o diretor ao afirmar que o videomonitoramento já se encontra em fase de teste.

Os transportes complementares intermunicipais e os metropolitanos são de responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL), porém a partir do momento que o veículo entra na cidade de Maceió, a responsabilidade passa para a SMTT que realiza a fiscalização.

Fonte: Ascom SMTT

Veja Mais

Deixe um comentário