A seleção alemã de Joachim Löw aterrissou nesta terça-feira no aeroporto de Tegel, em Berlim, pouco depois das 10h locais (5h de Brasília) em seu retorno do Brasil após conquistar pela quarta vez a Copa do Mundo. Centenas de milhares de torcedores esperaram pelos heróis do tetra no Portão de Brandemburgo.
O avião especial da Lufthansa pousou no aeroporto de Berlim com mais de uma hora de atraso devido a um problema técnico detectado antes da decolagem no Rio de Janeiro.
Centenas de pessoas e muitas câmeras de televisão esperavam a chegada do avião em Tegel e receberam com aplausos e gritos o capitão da seleção, Philipp Lahm, o primeiro a aparecer com a taça Fifa.
Após Lahm, foi a vez do restante da equipe, que pôde observar do alto, enquanto o avião sobrevoava a cidade, a multidão que os espera nas imediações do Portão de Brandemburgo. O local foi o maior espaço público do país destinado às transmissões ao vivo das partidas do Mundial.
Lá estão concentrados desde o início da manhã os milhares de torcedores, que acompanharam a chegada dos tetracampeões mundiais nos mesmos telões em que assistiram a todos os jogos da Copa do Mundo no Brasil.
Para a celebração, foi montado um palco de 30 metros onde foram festejados o herói da conquista, o jovem Mario Götze, e o restante da equipe, além da taça Fifa, diante de um mar de gente vestida com as cores da bandeira alemã: o amarelo, o vermelho e o preto.
O palco foi o mesmo no qual a seleção alemã agradeceu ao público local pelo apoio recebido durante o Mundial sediado no país em 2006, quando a equipe terminou na terceira colocação.
A organização anunciou que após o ato oficial com os jogadores, de uma hora de duração, a celebração continuará por mais cinco horas com diversas atuações musicais. São esperadas 500 mil pessoas nas comemorações.
A cidade recebeu os campeões do mundo com um grande cartaz com a mensagem: "obrigado meninos. Campeões do Mundo 2014".