Navegando em águas tranquilas. É exatamente assim que está o Cruzeiro, líder do Brasileiro com 19 pontos e atual campeão da competição. Jogando um futebol que tem agradado a comissão técnica e torcida, o time de Marcelo Oliveira volta a campo nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), para duelar contra o Vitória, no Estádio do Mineirão.
O adversário traz boas recordações ao Cruzeiro, já que foi diante da equipe baiana que o time mineiro confirmou a conquista do tricampeonato brasileiro no ano passado, ao vencer, em pleno Barradão, os donos da casa pelo placar de 3 a 1. No mesmo ano, também pelo Brasileirão, o Cruzeiro já havia goleado o Vitória por 5 a 1, em Minas Gerais.
Os números no confronto contra o Vitória são totalmente favoráveis ao Cruzeiro. Em toda a história, as equipes se enfrentaram 42 vezes, com 25 vitórias celestes, seis empates e 11 vitórias do time baiano, que fez 50 gols, enquanto que os celestes marcaram 85. Pelo Brasileirão já foram realizadas 30 partidas entre as equipes. O Cruzeiro venceu 18, empatou cinco e perdeu sete, marcando 64 gols e sofrendo 35.
Sobre o time que entra em campo, o torcedor celeste que for ao Gigante da Pampulha terá novidades. Durante a parada para a Copa do Mundo, o Cruzeiro mudou algumas peças no elenco, com as saídas de jogadores como Martinuccio, Souza e Elber e as chegadas de Neílton, Marquinhos e Manoel. Os dois últimos deverão ser titulares nesta quinta-feira.
Manoel fica com a vaga de Dedé, que se recuperou de lesão, mas precisa aprimorar a forma física. Já Marquinhos joga no lugar de Willian, que teve o contrato encerrado com o Cruzeiro. Dagoberto também se recuperou de contusão recentemente, o que deixa o espaço ainda mais aberto para Marquinhos, que deseja aproveitar bem a chance.
"Fico muito feliz com essa oportunidade de atuar pelo Cruzeiro, espero dar continuidade ao meu trabalho e ajudar a equipe que é o mais importante. Ainda não posso afirmar que serei o titular, venho trabalhando bem, com a cabeça erguida, respeitando todos os meus companheiros, mas estou aqui em busca do meu espaço" declarou.
No Vitória, o técnico Jorginho não confirma o time de forma oficial, mas já têm na cabeça os 11 jogadores que começam a partida no Mineirão. Nos últimos coletivos, o treinador repetiu a equipe, que terá a estreia do ex-atleticano Richarlyson, que no time mineiro era lateral e agora volta a jogar no meio-campo.
"Se vamos marcar no meio, na beirada, ou por dentro, ainda não se sabe. A tática é só nossa, e vamos tentar saber no jogo. Agente treina e, às vezes, não sabe. No futebol, a gente treina, treina. Às vezes monta o time de última hora e dá certo. Vamos esperar para o que vai acontecer", disse Jorginho, que tentar tirar os baianos da zona de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X VITÓRIA
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de julho de 2014, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Corrêa (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Manoel, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Kadu, Alemão e Tarracha; Adriano, Josa, Richarlyson e José Welison; Caio e Dinei
Técnico: Jorginho