Dicas de tratamentos alternativos para menopausa

ThinkstockThinkstock

A primeira menstruação da mulher se chama menarca e acontece entre 12 e 15 anos. Com passar dos anos vem o climatério, a transição do período fértil, em que os óvulos e os hormônios reprodutivos vão diminuindo e acontecem as alterações do ciclo menstruais até a chegada da menopausa, dos 45 aos 55 anos.

Nessa nova fase, a mulher fica livre de cólicas, da tensão pré-menstrual, nada mais de absorventes, tampões, anticoncepcionais e gravidez indesejada. Por outro lado, ela deixa de ser fértil, a pele fica menos elástica, mais ressecada e flácida. Uma ruguinha aqui outra ali, o corpo vai mudando, a cintura vai ficando maior, o colo perde seu frescor, surgem manchinhas, além de sintomas emocionais como depressão, fadiga, irritabilidade e insônia.

Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher. Muitas sentem fogachos (ondas de calor), cefaleia, obesidade, memória fraca, ressecamento vaginal, ausência de interesse sexual, entre outros.

Mas, lembre-se a menopausa não é uma doença. Se no passado uma mulher sofria com esses sintomas e se recolhia para ficar em casa se preparando para a velhice, hoje isso não acontece. Pelo contrário, vemos muitas mulheres começando uma nova vida seja na profissão ou um novo relacionamento.

Há vários tipos de tratamento. A Terapia de reposição hormonal (TRH) é receitada para aliviar os sintomas físicos e psíquicos. Consulte o médico para saber o melhor tratamento, lembrando que existem restrições de pessoa para pessoa nessas reposições hormonais acarretando riscos de longo prazo. Discuta com seu médico sobre os tratamentos naturais, que muitas vezes são excelentes alternativas.

Podemos fazer uma prevenção ao longo da vida, com uma alimentação rica em cálcio, magnésio e ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e o ômega 3. As principais fontes destes ácidos são: peixes, cereais e óleos vegetais, como a soja, linhaça, girassol e algodão.

Atividade física e essencial para manter o peso, regular o cardíaco e atenua o lado emocional. Mantenha também uma atividade sexual regular, isso ajuda a manter a lubrificação vaginal. Pode sempre recorrer ao lubrificante íntimo no caso de ressecamento. Há muitos casais que experimentam uma nova fase sexual porque não há mais possibilidade de engravidar e os filhos já estão seguindo seus caminhos. A mulher se olha mais e deve fazer isso, investir em si mesma.

Tratamentos alternativos para menopausa:

1 . Procure um nutricionista. Existem vários alimentos à base de soja e mesmo os suplementos vitamínicos e minerais, que podem contribuir muito, tanto para aliviar certos sintomas de calores e suores como para prevenir a osteoporose que é uma das consequências da menopausa.

2 . Evite alimentos com temperos fortes, café, chá preto, refrigerantes e beba muita água durante o dia.

3 . Homeopatia. O tratamento é ajustado para cada mulher assim como a acupuntura, que é bastante eficaz no equilíbrio do sistema glandular.

4 . Na Yoga, as posturas, respirações e a meditação irão equilibrar os hormônios, melhorar a memória, trazer confiança e bem-estar.

5 . Drenagem linfática ajuda a combater a retenção de líquido, a oxigenação da pele, a prevenção das varizes, da celulite e melhora o sono.

6 . Plantas e chás medicinais reequilibram os hormônios, atuando como estrógeno natural e suave.

Fonte: Universo Jatobá

Veja Mais

Deixe um comentário