Inscrições para seminário sobre violência de gênero começam segunda (21)

Inscrições para seminário sobre violência de gênero começam segunda (21)

Inscrições para seminário sobre violência de gênero começam segunda (21)

Ascom TJInscrições para seminário sobre violência de gênero começam segunda (21)

Inscrições para seminário sobre violência de gênero começam segunda (21)

O Poder Judiciário, por meio do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realiza, nos dias 07 e 08 de agosto, o I Seminário Alagoano de Enfrentamento à Violência de Gênero, em parceria com a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (21) e poderão ser feitas no site da Esmal.. O evento abordará o tema Reflexões, desafios e experiências nos oito anos da Lei Maria da Penha e será sediado na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

O seminário é voltado para magistrados, servidores da Justiça, defensores públicos, promotores, delegados, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais profissionais que atuam nas redes de atendimento e enfrentamento da violência de gênero em Alagoas. Poderão participar ainda estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social, entre outros.

Profissionais e estudantes que participarem serão capacitados para difusão de informações atinentes ao surgimento, aplicação e questões adjacentes da Lei 11.340/2006. Serão promovidas troca de experiências sobre estratégias atualmente apresentadas na implementação da Lei Maria da Penha.

A iniciativa pretende viabilizar o diálogo entre os profissionais componentes da rede de enfrentamento, sensibilizando para a importância da articulação das instituições envolvidas no combate à violência contra a mulher. Será estimulada, ainda, a criação de um espaço de discussão permanente para abordagem do assunto.

O projeto foi elaborado pelas psicólogas Carolina Gomes Monteiro e Anelise Janine Lobão, pelas assistentes sociais Charlene Souza da Silva, Marcelita Lins de Medeiros e Monique Emanuelle de Souza, com colaboração das estagiárias de Serviço Social e Psicologia da unidade, sob a coordenação do magistrado Paulo Zacarias da Silva, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Programação

No dia 07, será dado início a primeira mesa redonda sobre “Violência contra a mulher e gênero: contribuições teóricas para o debate político e social” com a mediadora Eulina Neta, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. Os palestrantes serão a assistente social Elvira Simões Barreto e a socióloga Wania Pasinato.

A tarde, a superintendente estadual de Política para Mulheres, Solange Viegas, media mesa redonda que aborda o tema “Gestão e Institucionalidade: refletindo sobre os espaços de planejamento, formação e articulação da rede”. Os palestrantes serão a delegada da Polícia Civil, Ana Luiza Nogueira, a psicóloga Lisandra Espíndola Moreira, a assistente social do MP/AL, Jediane Freitas da Silva e Luciana Dantas Tenório, psicóloga do MP/AL.

No dia 08, a partir das 8h, a primeira mesa redonda será sobre “O papel da Defensoria Pública diante dos novos paradigmas trazidos pela Lei 11.340/2006", mediada pela defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, Daniela Times. Palestrarão Juliana Garcia Belloque, defensora pública de São Paulo e Firmiane Venâncio, defensora pública da Bahia.

A última mesa redonda do evento será sobre “A atuação dos operadores do direito na Aplicação da Lei Maria da Penha”, com a mediação da promotora de Justiça de Alagoas, Maria José Alves da Silva. A juíza de São Paulo, Teresa Cristina Cabral, o promotor de Justiça do Piauí, Francisco de Jesus Lima e a psicóloga do MP do Piauí, Cynara Maria Cardoso finalizarão as palestras.

Por fim, o juiz Paulo Zacarias da Silva, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher fará as considerações finais. Confira na íntegra a programação.

Veja Mais

Deixe um comentário