É fato que os recorrentes índices negativos da educação pública em Alagoas são o reflexo do descaso do poder público, mas o abandono de uma escola em Marechal Deodoro ultrapassa os limites da razão. Alunos da Escola Municipal Professora Eleuza Galvão Rodas são obrigados a usar guarda-chuvas dentro da sala de aula em dias chuvosos. Isto por que há infiltrações (goteiras) no teto da 7ª série A.
A escola, situada na Rua Arthur Rego, no bairro Centro, já foi alvo de outras denúncias também referentes às péssimas condições estruturais. Em 2013, uma equipe de reportagem local denunciou que os dejetos provenientes de uma fossa corriam a céu aberto e que alimentos da merenda escolar estavam fora da validade. Há época, o Ministério Público chegou a ser acionado por professores, pais de alunos e Conselheiros Tutelares da região. Pouco mais de um ano depois a escola continua apresentando deficiências ‘espantosas’ em sua estrutura.
Internautas procuraram o Alagoas24horas para denunciar a inusitada situação dos alunos e cobram um posicionamento do poder público.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Direção da Escola Mun. Professora Eleuza Galvão Rodas, em resposta a matéria postada no dia 19 de julho pelo Alagoas 24h, vem através desse site esclarecer que, antes do início das aulas desse ano letivo, a escola recebeu uma equipe de trabalhadores enviada pela Secretaria Municipal de Educação para a realização de serviços como pintura, retelhamento, manutenção elétrica e hidráulica, capinação. Reivindicações de pais e alunos foram atendidas no sentido de que portas fossem colocadas nos banheiros, novas fossas sépticas fossem construídas, bem como a troca do bebedouro. No que diz respeito à merenda escolar, nem a escola Eleuza Galvão ou qualquer outra da rede municipal oferece merenda com alimentos fora da validade, pois o Setor de Nutrição da SEMED realiza um trabalho sério e vigilante. Informa a direção que, ainda neste ano letivo, a escola terá um ganho enorme com a entrega da quadra esportiva, cuja construção segue a todo vapor, e diz também a direção, que não está querendo defender A ou B, mas que não seria justo se calar diante de uma denúncia injusta e sem veracidade. No início do ano letivo, a escola recebeu a visita de uma equipe composta de vereadores, Real Deodorense, Conselho Tutelar, onde os mesmos puderam constatar que vários serviços foram realizados na escola e que a mesma estava apta a receber o alunado.
Matéria alterada em 22/07/2013 para inserção da nota de esclarecimento da instituição de ensino.