Todos os adjetivos para os carros da Mercedes já foram esgotados. A supremacia dos alemães na temporada é de tirar o chapéu. Largando na ponta do grid, Nico Rosberg permaneceu assim até o final da corrida. Na verdade, o driver alemão quase não apareceu na transmissão. Confirmando a superioridade, Lewis Hamilton largou na vigésima posição e não conquistou o segundo lugar por muito pouco. Em um acidente com Kevin Magnussen, Massa abandonou a prova antes de completar a primeira volta.
Com o triunfo em casa, Nico soma a quarta vitória na temporada, ampliando, assim, sua liderança no campeonato. Quem cruzou a linha de chegada na segunda posição foi o driver da Williams, Valtteri Bottas. O piloto finlandês conseguiu sustentar seu segundo degrau no pódio graças à velocidade do FW36 nas retas.
Quem realmente chamou atenção em Hockenheim foi Lewis Hamilton. O piloto inglês alinhou o seu carro na 20ª posição, e de forma paciente foi escalando todo o grid até encostar no pessoal da frente. Era só uma questão de tempo devido ao forte desempeho da Mercedes.
Contando também com o talento, Hamilton conseguiu colocar o seu W05 no terceiro degrau do pódio e, só não foi mais além, porque Valtteri Bottas soube defender bem a posição até o final.
Já para Massa, a décima prova da temporada acabou, mais uma vez prematuramente, na primeira curva. Ainda na largada, o driver brasileiro tentava superar seu companheiro, que partiu na segunda posição. Nessa disputa, Felipe evitou entrar lado a lado com Bottas mas sofreu um toque da roda dianteira esquerda de Magnussen e, inevitavelmente, capotou o FW36.
A corrida:
Tudo pronto para as 67 voltas em Hockenheim. Com os carros todos alinhados em seus colchetes, a expectativa da largada ficava para o time de Grove. Com Valtteri Bottas no P2 e seu companheiro de equipe – Felipe Massa – no P3, chegava a hora das Williams provarem que não seriam um carro apenas de classificação. E, no P1, Nico Rosberg, tinha a chance de recuperar a vantagem perdida para Hamilton na última corrida.
Com a luz verde acionada, o driver da Mercedes não sofreu nenhuma interferência e se manteve na ponta. A briga ficou mesmo entre Bottas e Massa, que partiu pra cima do seu companheiro de equipe. A sequência todos já sabem: Felipe se chocou com a roda dianteira esquerda de Kevin Magnussen, capotou e abandonou a etapa alemã. Carro de segurança na pista.
Com a saída do safety-car no início da terceira volta, os cinco primeiros eram: Rosberg, Bottas, Vettel, Alonso e Hulkenberg. Mas o destaque já era para Hamilton que tinha largado na 20º posição e, com sete voltas completadas, já era o 12º.
Sobre o incidente entre Magnussen e Massa, os comissários da prova analisaram e concluíram que foi apenas um incidente de prova.
Hamilton seguia escalando todo o pelotão. Ricciardo, que tinha largado em quinto e se enroscado no incidente no início da prova, já atacava o driver da Red Bull. Na volta de número 14, o inglês já ultrapassava o taurino e Kimi Raikkonen de uma única vez. E ninguém segura Lewis Hamilton, na sequência, o britânico já deixava Pérez pra trás.
Com vários duelos acontecendo na pista, o trabalho nos boxes foi até esquecido. Mas por lá, estava bem movimentado. Rosberg, Bottas, Vettel, Alonso, Hulkenberg, Button, Ricciardo, Sutil, Vergne, Pérez, Kvyat, Gutiérrez, Chilton, Kobayashi e Ericsson fizeram as primeiras trocas.
Com 20 voltas completas o top-10 formava com: Rosberg, Bottas, Hamilton, Vettel, Alonso, Hulkenberg, Button, Ricciardo, Magnussen e Vergne.
Falando em Rosberg, o driver da Mercedes vai andando solitariamente na ponta. Andando bem mais rápido, Nico já colocava 11s de vantagem em Bottas. Isso na volta 28.
Com problemas no bólido, Grosjean é mais um a deixar a etapa alemã. Mais um abandono da Lotus na temporada. Hamilton que seguia da terceira posição, enfim, resolveu entrar nos boxes. No retorno, o driver inglês assume a oitava posição.
Na volta 31, e já brigando pela sexta posição. Hamilton parte pra cima de Button de forma precipitada. Chegando até a perder uma parte da asa dianteira. Na sequência, o inglês faz a ultrapassagem.
Apesar dos toques que Lewis vem dando nas tentativas de ultrapassagens, o inglês continua correndo rápido. Na briga para assumir a quinta posição, Hamilton parte pra cima de Hulkenberg. Sem dificuldade, o driver da Mercedes assume o quinto posto. Lembrando que Hamilton ainda precisa fazer uma parada nos boxes para colocar os supermacios.
Sobrando na ponta, Rosberg vai liderando a prova com 14s7 de vantagem para o segundo colocado, Valtteri Bottas, que carrega 11s1 de vantagem para Vettel.
Com 40 voltas completadas os dez primeiros eram: Rosberg, Bottas, Hamilton, Alonso, Vettel, Button, Ricciardo, Hulkenberg, Magnussen e Raikkonen.
Na volta 41, Ricciardo cravava a volta mais rápida (1min21s203). Insatisfeito, o driver da Red Bull na volta seguinte abaixa ainda mais seu tempo (1min21s030).
Quase sem aparecer na transmissão, Rosberg faz sua segunda parada e coloca os compostos macios. Agora o piloto da Mercedes vai até o final da prova. Bottas também fazia seu último, seguido por Hamilton.
No giro 46 foi a vez de Kvyat deixar a décima etapa da temporada. Com o carro pegando fogo, o driver da STR saia chateado.
Com 50 voltas completas, o top-10 formava com: Rosberg, Bottas, Hamilton, Alonso, Vettel, Button, Hulkenberg, Ricciardo, Magnussen e Raikkonen.
Bandeira amarela na pista. Com a rodada de Sutil, o bólido da Sauber fica atravessado no meio do traçado. A expectativa era a entrada do carro de segurança. Pela demorada, os comissários da prova não querem interferir no resultado da prova.
Fazendo uma corrida espetacular, Hamilton ultrapassava Fernando Alonso para assumir a terceira posição. Isso na volta de número 56. Com um ritmo mais agressivo, o piloto inglês vai à caça de Bottas. Vale lembrar que o piloto da Mercedes largou na 20º posição.
Duas voltas depois, a diferença entre Bottas e Hamilton seguia diminuindo. Agora, ela já era de 3s6. Sinal de uma briga futura pelo segundo degrau no pódio. Outra briga interessante era anotada entre Ricciardo e Fernando Alonso.
Faltando seis voltas para o final da prova, a vantagem entre Bottas e Hamilton já não existia. Que corrida do inglês. O que esperar desse duelo. Os carros da Mercedes dispensam comentários, e os bólidos da Williams corre muito forte nas retas.
Com cinco voltas para o final, Alonso, enfim, fazia a ultrapassagem em Ricciardo. Agora o espanhol assumia a quinta posição.
Com duas voltas para o termino, a vida de Rosberg já estava resolvida. A briga mesmo ficava entre Bottas e Hamilton. E pelo rádio, o inglês já dava os primeiros sinais de que não seria fácil fazer essa ultrapassagem. Realmente, as Williams são soberanas nas retas.
De ponta a ponta, Rosberg vence a quarta prova na temporada. O piloto alemão foi dominante em toda a corrida na Alemanha. A segunda posição ficou mesmo com Bottas. De forma impressionante, Hamilton, que tinha largado na 20º posição, recebe a quadriculada na terceira posição.