Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é reconhecidamente um serviço de importante utilidade pública em Alagoas e no Brasil. De acordo com a demanda no mês de junho, foram recebidas 59.045 ligações telefônicas, das quais 35.803 da Central Maceió e 23.242 da Central Arapiraca, segunda maior cidade do Estado.
Mas o dado triste desses números é que, só na capital, a maioria das ligações foi referente a trote, que corresponde a 70,48%. Já em Arapiraca, o índice foi de 58,35%.
“O Samu realiza um trabalho muito sério e cada segundo pode fazer diferença na vida de uma pessoa. Um chamado indevido prejudica o atendimento da equipe, que deixa de atender um caso real”, afirma o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.
O gerente acrescenta que o número de trotes é muito alto e que as crianças são as principais responsáveis pelas ligações.
Segundo Casado, o Samu recebe cerca de 60 mil ligações telefônicas por mês, uma média de 2 mil por dia. Desse total, mais de 70% são de trotes. O serviço funciona 24 horas com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de regulação médica.
“Só em junho foram registrados 25.235 trotes em Maceió e 13.565 em Arapiraca”, explicou o gerente do Samu Maceió.
Atendimentos em junho
Durante o mês de junho, o Samu Maceió realizou 455 atendimentos de pessoas vítimas de trânsito. Os casos obstétricos chegaram a 115, seguidos dos psiquiátricos com 106.
Já em Arapiraca, o número de atendimento relacionado a trânsito foi de 409, apesar de o município ter um quinto da população de Maceió. Os atendimentos obstétricos foram 41 e os psiquiátricos 63.