Até às 19h da última quarta-feira (23), 233. 400 candidatos se inscreveram no Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Desses, 164. 600 eram jovens de 18 a 30 anos, o que representa 70,54% de todos os inscritos. As mulheres são maioria, com 133.200 mil candidatas (57,1%).
Nesta segunda edição do Sisutec em 2014, a oferta é de 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.
No momento da inscrição, o candidato pode fazer até duas opções de curso. As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais.
Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.
Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente.
Criado em 2013, o sistema integra o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o País.
Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível on-line na página do Pronatec.