Silenciosos e recordistas em relação à causa de morte de mulheres em todo o mundo. Assim são conhecidos o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Preocupada com problema, a Prefeitura de Maceió, por meio da integração entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Coordenação de Articulação Social, setor ligado ao Gabinete do Prefeito, promoveu uma grande ação de saúde voltada ao público feminino. A atividade, que beneficiou cerca de 300 mulheres, foi realizada nesta quinta-feira (24) na Associação das Donas de Casa e Amigos do complexo habitacional Benedito Bentes (ADCABB).
Na oportunidade, foram realizados exames de citologia, marcações para mamografias e distribuição de materiais educativos. De acordo com o coordenador de Articulação Social, Regivan Rodrigues, a ação integrada foi planejada com base na falta de informações do público feminino acerca da ocorrência das doenças.
“Embora englobe números alarmantes, a falta de orientação ainda é um problema. As mulheres, muitas vezes, acabam não se interessando e não buscam informações sobre a prevenção e tratamento dessas enfermidades, por isso a preocupação do Município em intensificar ações a exemplo desta”, disse Rodrigues.
Ainda de acordo com Rodrigues, a ação pode ser solicitada por representantes de associações para suas comunidades. “Desta vez estivemos com uma ação de saúde da mulher, mas os representantes de associações podem procurar o setor de Articulação Social e solicitar a ação também nas suas comunidades, que ocorrem segundo a demanda de cada caso, podendo ser solicitado também o serviço de oftalmologia, por exemplo”, reforçou o coordenador.
Participaram da açãoassistente sociais, enfermeiras, médicos, psicólogos e nutricionistas, além de representantes da comunidade. Ações como esta já foram realizadas Pela Prefeitura no Farol e no Village Campestre.