Polícia Federal alerta população sobre golpes em caixas eletrônicos

Divulgação/ PFForam identificados três casos no ano passado e um este ano no Estado só pela Polícia Federal

Foram identificados três casos no ano passado e um este ano no Estado só pela Polícia Federal

Na tentativa de minimizar os prejuízos provocados por golpes em caixas eletrônicos, a Polícia Federal de Pernambuco está orientando a população sobre os procedimentos que podem evitar algumas armadilhas. A polícia identificou um aumento nesse tipo de crime nos estados vizinhos e pretende previnir que quadrilhas especializadas atuem em Pernambuco. Foram identificados três casos no ano passado e um este ano no Estado só pela Polícia Federal.

É importante que, caso haja alguma falha na operação, o cliente entre rapidamente em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco, um funcionário credenciado da agência ou a Polícia Militar através do número 190. A lista com os números de todos os SACs de bancos está disponível no site da Febraban.

O usuário do caixa eletrônico também deve ficar atento à tela do equipamento. Se ela informar que o terminal está inoperante, ele não deve inserir o cartão. A Polícia Federal também assegura que procedimentos simples como não aceitar ajuda de estranhos, não inserir o cartão em terminais avulsos, manter o corpo próximo ao caixa eletrônico ao digitar a senha e dar preferência a terminais localizados no interior de locais de grande circulação, como shoppings e super mercados.

Caso o terminal apresente falha na operação, o cliente também pode forçar a frente do caixa eletrônico para identificar equipamentos instalados para golpes. Um deles é instalado na saída das notas, retendo as cédulas. Nesse caso, uma espécie de régua pode bloquear a saída do dinheiro ou colar algumas notas, mas em todos os casos a tela irá informar que a operação foi realizada com sucesso.

Os golpes também podem estar relacionados à captação da senha dos cartões e cópia da trilha do cartão. Isso pode ser feito através de um equipamento sobreposto à estrutura onde se insere o cartão, colado com fita adesiva; ou uma frente falsa sobreposta ao terminal, conectada a um computador que simula as operações e copia as informações do usuário.

Fonte: JC Online

Veja Mais

Deixe um comentário